Saúde

Começa a segunda fase do Inquérito Sorológico em Linhares e em outros municípios da região

Teste para identificar o coronavírus vai ser aplicado em pessoas sorteadas

Foto: Divulgação/Prefeitura de Aracruz
Equipes de saúde vão passar por sete bairros do município.

Nesta quarta-feira (27) começa mais uma fase do chamado Inquérito Sorológico em Linhares, no Norte do Espírito Santo. Durante os próximos dias, moradores de alguns bairros da cidade vão passar por testes rápidos para identificar a presença do coronavírus ou anticorpos contra a doença.

As equipe de profissionais da saúde vão passar por sete bairros: Araçá, Aviso, Bebedouro, Canivete, Interlagos, Juparanã e Movelar. Essas áreas foram definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para que essa pesquisa pudesse ser feita.

Mas não são todas as pessoas que vão passar pelo teste. As equipes vão passar por casas escolhidas em sorteio. Os profissionais vão estar, devidamente, uniformizados e equipados. O Inquérito Sorológico vai ser aplicado durante três dias, desta quarta (27) até sexta-feira (29).

“O participante responderá uma pesquisa e vão ser coletadas duas gotas de sangue para um teste rápido que fornecerá o resultado entre 10 a 15 minutos. O teste vai verificar se essa pessoa já entrou ou ainda não entrou em contato com o coronavírus”, explicou o secretário municipal de Saúde de Linhares, Saulo Rodrigues Meirelles,.

Se o paciente sorteado tiver o teste positivo para o coronavírus, as outras pessoas da casa também vão ser testadas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, se a equipe encontrar pessoas com sintomas respiratórios, independentemente do resultado do teste, ela vai ser orientada ou encaminhada para atendimento em unidade referenciada para a doença.

A primeira fase do Inquérito Sorológico aconteceu do dia 13 a 15 de maio. A terceira está prevista para ser aplicada nos dias 8, 9 e 10 de junho. Para essa segunda etapa, que segue até sexta, quatro municípios participam: Aracruz, Linhares, Pedro Canário e São Mateus.

Pontos moeda