Saúde

Coronavac e Astrazeneca: ES vai receber mais de 177 mil doses de vacinas contra a covid-19

Além dessas, 14.040 doses da Pfizer serão enviadas nesta terça-feira; no Estado, fila de espera pela coronavac passa de 152 mil pessoas

Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra

O governador Renato Casagrande anunciou, em suas redes sociais, na tarde desta segunda-feira (17), a chegada no Espírito Santo de 99.600 doses da vacina Coronavac (Sinovac/Butantan), 77.700 do imunizante da Astrazeneca (Oxford/Fiocruz).  Além dessas, e mais 14.040 vacinas da Pfizer/BioNtech também chegarão ao Estado.

A previsão é que a entrega das vacinas ocorra nesta terça-feira (18). O Ministério da Saúde também confirmou o envio para o Espírito Santo e disse que irá começar a distribuição na madrugada desta terça. Serão enviadas mais de 6,4 milhões de doses para todo o país, sendo que as da vacina Coronavac apenas 12 Estados irão receber, incluindo o Espírito Santo.

Fila

Segundo informações do chefe do Executivo, a intenção é reduzir a fila de espera pela segunda dose e dar continuidade à imunização da população capixaba. 

No Estado,  152.787 pessoas estão na fila à espera da segunda dose da coronavac. Na última semana, o Instituto Butantan anunciou a paralisação da produção da vacina no Brasil por causa da fata de insumos.  


Pfizer

O Ministério da Saúde também confirmou que o Espírito Santo deve receber mais 14.040 doses da vacina Pfizer/BioNTech nesta terça-feira (18). As vacinas da farmacêutica BioNTech são as únicas permitidas para imunização de grávidas e puérperas com ou sem comorbidades.

Leia mais: Coronavac: fila para vacina tem mais de 152 mil pessoas, segundo Governo do ES

Para todo o Brasil serão enviadas 647 mil doses do imunizante. Além das doses da Pfizer, o Espírito Santo também vai receber 99.600 doses da vacina Coronavac (Sinovac/Butantan) e 77.700 do imunizante da Astrazeneca (Oxford/Fiocruz).

De acordo com informações da Secretária de Estado da Saúde (Sesa), a continuidade da vacinação para esse grupo ocorrerá de maneira regionalizada. Para isso, foram definidas 14 cidades-polo para receber as doses. São elas:

Aracruz, Cachoeiro De Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guaçuí, Guarapari, Linhares, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.


Pontos moeda