Saúde

ES recebe lote a mais da Coronavac e fica perto de zerar fila de espera pela 2ª dose

Dois voos, um na madrugada e outro na manhã desta sexta-feira, trouxeram os imunizantes. Mais de 80 mil capixabas ficaram com a segunda dose atrasada

Foto: Divulgação/ Sesa

O Espírito Santo recebeu uma nova remessa de vacinas da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. O ministério da Saúde enviou 65.200 doses do imunizante - quantitativo maior do que o esperado pela Sesa - que deverá ser aplicado no grupo que aguarda a aplicação da segunda dose.

Na madrugada desta sexta-feira, chegaram 43.800 doses. Já durante esta manhã, por volta das 10h15, um novo voo trouxe mais 21.400 doses da Coronavac. Com as duas remessas, o Estado recebeu um total de 65.200 vacinas do Instituto Butantan. 

O quantitativo se aproxima do total de doses necessárias divulgadas pela Secretaria de Saúde para finalizar a vacinação da população que aguarda há mais de 28 dias a aplicação da segunda dose. Na última semana, o Estado também recebeu 20 mil doses da vacina. 

Com a soma dos lotes, o Estado fica perto de zerar a fila de espera pelo imunizantes, já que 87 mil pessoas, dos grupos de 70 a 74 anos, 65 a 69 anos e trabalhadores da saúde, aguardavam para concluir o esquema de vacinação. 

>> Veja vídeo com anúncio do subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin:

Mais doses de Astrazeneca

Na mesma remessa que chegou ao Estado durante a madrugada, o Ministério da Saúde também enviou doses da vacina Covishield (Oxford/Fiocruz). O novo lote, com 52.250 doses, será aplicado na continuidade da vacinação do grupo de forças de segurança e salvamento, dos trabalhadores da educação e do grupo de comorbidades, com exceção da administração deste imunizante em grávidas. 

Sem vacina para mais de 2 mil pessoas

Mesmo com a chegada de dois novos lotes da vacina Coronavac enviados pelo Ministério da Saúde e recebidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta sexta-feira (14), mais de 2,5 mil capixabas ainda ficarão sem a segunda dose do imunizante. O motivo é a falta de insumos para a vacina, que fez com que o Instituto Butantan paralisasse a produção completamente.

Pelos cálculos da Sesa, a fila de espera no Espírito Santo para a segunda aplicação era de 87.749 pessoas. O novo carregamento de 65.200 unidades, que chegou nesta sexta, somado ao lote de 20 mil doses recebido na última semana, garante a imunização para 85.200, restando 2.549 pessoas para zerar a conclusão da imunização pela vacina produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

Esse quantitativo de mais de 2,5 mil pessoas, que envolve idosos dos grupos de 70 a 74 anos e 65 a 69 anos e de trabalhadores da saúde, ficará sem previsão de receber a segunda dose da Coronavac, já que a tendência é o Brasil enfrentar uma escassez dessa vacina com a demora da chegada do insumo vindo da China.

Leia também: Sem insumo, entrega da coronavac vai afetar vacinação de mais de 2,5 mil pessoas no ES


Pontos moeda