Saúde

Falta da Coronavac no ES: mais de 87 mil capixabas esperam a chegada da vacina

Diante do cenário de escassez em todo o país, capixabas aguardam a chegada do imunizante para receberem a segunda dose

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Mais de 87 mil capixabas aguardam a segunda dose da vacina Coronavac no Espírito Santo. O número foi divulgado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (06), por meio da Resolução Nº048/2021 da Comissão Intergestores Bipartite.

Na publicação, assinada pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, consta “a necessidade de recebimento imediato” de 87.749 doses do imunizante para completar os esquemas de vacinação que estão abertos.

De acordo com o painel de vacinação da Secretaria de Estado da Saúde, atualmente, 28 dos 78 municípios do Estado estão sem a segunda dose. Para dar continuidade à vacinação com a Coronavac, o Estado aguarda o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde para, assim, distribuir para os municípios.

Leia Mais: Governo do ES negocia compra de vacina com três laboratórios

O que diz a publicação

Segundo a publicação do Diário Oficial, existem algumas razões para a falta da vacina. A primeira delas é o fato de o Estado ter seguido a orientação do Ministério da Saúde e utilizado a reserva de imunizantes da segunda dose para vacinar outros grupos.

Além disso, segundo a publicação, “o frasco da vacina Coronavac passou a render 9 doses ao invés das 10 previstas”. O Estado também adotou a estratégia de distribuição aos municípios da vacina Coronavac sempre na terceira semana, ou seja, antes do prazo do intervalo de 4 semanas da vacina.

O Ministério da Saúde informou que aguarda a chegada de 1 milhão de doses da Coronavac para iniciar a distribuição para todo o País. Os imunizantes serão destinados à aplicação da segunda dose na população.

Novo lote de vacinas

O Ministério da Saúde informou que vai enviar, a partir desta quinta-feira (06), para todo o Brasil 3,9 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, adquiridas por meio do consórcio Covax Facility. A nova remessa é dividida de forma proporcional e igualitária entre os estados. O novo lote é destinado para a primeira dose de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e de pessoas com deficiência permanente.

A partir da próxima segunda-feira (10/5), mais 1,1 milhão de doses da Pfizer também começam a ser enviadas para as 27 capitais brasileiras, para a primeira dose de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e de pessoas com deficiência permanente – o intervalo entre uma dose e outra da vacina da Pfizer é de 12 semanas

Leia também:  ES recebe mais 83,7 mil doses da Astrazeneca nesta quinta-feira

Pontos moeda