Saúde

Mais de 14 mil doses da Pfizer chegam ao ES nesta terça para vacinar grávidas e puérperas

O envio para o Estado foi informado pelo Ministério da Saúde; vacinas da farmacêutica BioNTech são as únicas permitidas para imunização de grávidas e puérperas com ou sem comorbidades

Foto: Unplash

O Ministério da Saúde informou que o Espírito Santo deve receber mais 14.040 doses da vacina Pfizer/BioNTech nesta terça-feira (18). As vacinas da farmacêutica BioNTech são as únicas permitidas para imunização de grávidas e puérperas com ou sem comorbidades.

Para todo o Brasil serão enviadas 647 mil doses do imunizante. Além das doses da Pfizer, o Espírito Santo também vai receber 99.600 doses da vacina Coronavac (Sinovac/Butantan) e 77.700 do imunizante da Astrazeneca (Oxford/Fiocruz).

Leia mais: Coronavac e Astrazeneca: ES vai receber mais de 177 mil doses de vacinas contra a covid-19

Gestantes e puérperas

De acordo com informações da Secretária de Estado da Saúde (Sesa), a continuidade da vacinação para esse grupo ocorrerá de maneira regionalizada. Para isso, foram definidas 14 cidades-polo para receber as doses. São elas:

Aracruz, Cachoeiro De Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guaçuí, Guarapari, Linhares, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Em relação à região Sul de Saúde, as doses serão encaminhadas primeiramente à regional e, após levantamento do quantitativo do público, serão encaminhadas a Cachoeiro de Itapemirim e Guaçuí.

Sobre o cumprimento do esquema vacinal do grupo de gestantes e puérperas que já foi vacinado com a primeira dose da Astrazeneca, a Secretaria da Saúde (Sesa) informou que aguarda orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e definições oficiais do Ministério da Saúde.

Pontos moeda