VACINAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

Saúde

Vitória, Serra e Cariacica abrem agendamento para vacina contra a covid-19 nesta quarta-feira

Cada município define a melhor estratégia de aplicação, com base na disponibilidade das doses e de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde

Foto: Claudio Postay

A chegada de novas doses das vacinas contra a covid-19 pode acelerar a campanha de imunização contra a doença, além de reduzir a lista de espera para quem aguarda a segunda dose da Coronavac. Cada município define a melhor estratégia de aplicação, com base na disponibilidade das doses e de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde.

Em Vitória, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai concluir a vacinação das pessoas que colocaram o nome na lista de espera nas unidades de saúde até o dia 11 de maio e avançará na imunização com a aplicação em idosos com 65 anos ou mais e trabalhadores da saúde que receberam a primeira dose até o dia 8 de abril.

Nesta quarta-feira (19), às 10 horas, serão disponibilizadas 6 mil doses, sendo 5.200 para idosos com 65 anos ou mais e 800 doses para trabalhadores da saúde. A marcação pode ser feita por meio do site da Prefeitura de Vitória. Basta acessar o link https://agendamento.vitoria.es.gov.br ou o aplicativo Vitória Online.

Na Serra, mais 3.640 vagas de agendamento online, serão abertas a partir das 18 horas desta quarta-feira para a vacina contra a covid-19. Todos os agendamentos deverão ser feitos no site da Prefeitura, no link http://gti.serra.es.gov.br/saude/.

Para tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19, podem fazer o agendamento idosos com mais de 60 anos, pessoas com comorbidades da fase 1 (síndrome de down, deficiência mental/intelectual, fibrose cística, obesidade mórbida, doença renal crônica em diálise, fibrose cística), com idade entre 18 e 59 anos e demais comorbidades da fase 2 que tenham idade entre 40 e 59 anos.

Podem fazer também o agendamento as pessoas com deficiências permanentes cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), também na faixa etária de 40 a 59 anos. Serão abertas vagas também para as gestantes e puérperas que tomarão a primeira dose da vacina da Pfizer.

Os trabalhadores da saúde e idosos com mais de 85 anos que precisam tomar a segunda dose da vacina do laboratório Fiocruz/AstraZeneca, também podem fazer o agendamento no site da Prefeitura.

Já em Cariacica, serão abertos novos agendamentos para a segunda dose da vacina Coronavac nesta quarta-feira para pessoas com 65 anos ou mais que tomaram a primeira dose até o dia 8 de abril. O agendamento será aberto às 14 horas pelo site vacina.cariacica.es.gov.br.

Após agendadas, elas começarão a ser aplicadas na população na quinta-feira (20) e em mutirão no próximo sábado (22) nas unidades básicas de saúde (UBS) de Santa Bárbara, Jardim Botânico, Nova Rosa da Penha 2, Rio Marinho, Campo Verde, Santa Fé e Flexal, além de faculdade Multivix e Colégio Lusíadas, em Campo Grande, e no Sesi de Porto de Santana.

Na próxima sexta-feira (21), às 14 horas, também serão abertas novas vagas para a primeira dose da vacina AstraZeneca para pessoas com 60 anos ou mais e pessoas com comorbidades com 40 anos ou mais, além de puérperas, pessoas com deficiência permanente com cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), pacientes renais crônicos, pessoas com obesidade (IMC maior ou igual a 40), pessoas com síndrome de down ou deficiência intelectual com 18 anos ou mais. Também será aberto novo agendamento da primeira dose da vacina da Pfizer para gestantes.

Gripe

Cariacica abre agendamento para vacinação contra a Influenza nesta quarta-feira , às 9h, por meio do site vacina.cariacica.es.gov.br. Serão 1.900 vagas disponíveis para o público-alvo que abrange crianças de seis meses a cinco anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), grávidas, puérperas (mulheres que tiveram filhos há 45 dias), trabalhadores da Saúde em atividade, professores e idosos com 60 anos ou mais.

A vacinação tem início neste sábado (22), das 8h30 às 16h30, nas unidades de saúde de Morada de Santa Fé, Flexal, Santa Bárbara, Jardim Botânico, Nova Rosa da Penha, Rio Marinho e Campo Verde, além do Sesi de Porto de Santana.  

Na Serra, para a vacina contra a gripe, serão 5.296 doses disponíveis para o agendamento, que será aberto a partir das 20 horas. Todos os agendamentos deverão ser feitos no site da Prefeitura, no link http://gti.serra.es.gov.br/saude/.

O público para tomar a vacina da Influenza são as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos,11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, professores e os idosos com mais de 60 anos. A vacinação também ocorrerá entre sexta(21) e segunda(24) em todas as Unidades de Saúde do Município.

Pontos moeda