Saúde

Serra realiza mutirão para zerar fila de cirurgias no município

A expectativa é atender cerca de 1.200 pacientes que já foram previamente agendados

Foto: Divulgação

A Prefeitura da Serra vai realizar um mutirão de saúde neste sábado (27), das 8h às 15h, com o objetivo de zerar a fila de atendimentos para cirurgias gerais no município.

O mutirão pré-cirúrgico vai acontecer no Ambulatório Municipal de Especialidades (AMES), localizado em Jardim Limoeiro. A expectativa é atender cerca de 1.200 pacientes que foram previamente agendados para a última consulta e exames antes de operar.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

No mutirão, serão feitos 600 atendimentos que englobam a retirada de hérnias, vesículas e lipomas. Os outros 600 atendimentos estão agendados para pacientes que estão à espera da cirurgia de catarata. 

Entenda como serão os atendimentos

As equipes vão realizar consultas, solicitar e agendar a realização dos exames pré-operatórios como exames de sangue e ultrassonografia. Também será realizado o risco cirúrgico com cardiologista. 

A Prefeitura da Serra explica que a ação encurta, em até quatro meses, o caminho que separa o momento do diagnóstico até a realização da cirurgia.

Após a conclusão dessa etapa, o paciente passa por uma avaliação final do cirurgião, antes de ser submetido ao procedimento.

Os procedimentos, realizados em uma parceria entre a Prefeitura da Serra e o Governo Estadual, ainda sofrem reflexo da pandemia da Covid-19, momento em que os casos de atendimento eletivo precisaram ser suspensos.

A porta de entrada para o serviço continua sendo a Unidade de Saúde (US), ou seja, as pessoas que participam dos mutirões já estão com os encaminhamentos para as cirurgias eletivas em mãos, emitidos pela equipe da US.

Pontos moeda