Saúde

Terceira ave com gripe aviária é flagrada em parque de Vitória

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), o local foi fechado; outros casos ocorreram em Marataízes e Jardim Camburi

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: IMD/ Reprodução

Uma nova ave, identificada como trinta-réis-de-bando da espécie Thalasseus acuflavidus, que estava contaminada com o vírus da influenza aviária H5N1, foi localizada em um parque do bairro Jardim Camburi, em Vitória. A informação foi confirmada nesta terça-feira (16). 

Este é o terceiro caso confirmado da doença. Outras duas aves foram identificadas com o vírus: uma no bairro Jardim Camburi (cujo local exato não foi informado), e outra em Marataízes, no litoral sul do Estado. 

Segundo informações repassadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), após a terceira confirmação, o Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa, conhecido como antigo parque Fazendinha, foi fechado para visitação. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Uma equipe do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) irá até o local para realizar a análise e vistoria dos animais que habitam no parque. 

A secretaria ressaltou que o pássaro não integra a lista de animais presentes nesta unidade de conservação, mas é migratório, ou seja, que sai do seu local de origem e passa pelo litoral capixaba.

A ave foi encontrada caída na Fazendinha e, seguindo os protocolos de segurança exigidos, foi levada para exames, que detectou o vírus. A Semmam observa que o parque voltará a ser reaberto tão logo seja liberado pelos órgãos de controle.

Mais informações serão repassadas durante uma coletiva realizada na tarde desta terça-feira (16). A matéria será atualizada. 

Outros casos foram registrados no ES

Os primeiros dois casos de gripe aviária no Brasil em animais silvestres foram registrado no Espírito Santo. O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na tarde desta segunda-feira (15). 

Segundo a pasta, o resultado positivo foi confirmado em aves silvestres que habitam o litoral capixaba. 

Foram resgatadas duas aves marinhas da espécie Thalasseus acuflavidus (nome popular do trinta-réis-de-bando): uma localizada no bairro Jardim Camburi, em Vitória, e outra em Marataízes, no Litoral Sul do Estado.

LEIA TAMBÉM: Caso Luísa Lopes: Justiça marca audiência de instrução de motorista

Pontos moeda