Saúde

Mito ou verdade: testes caseiros de gravidez funcionam?

Teste do sal, do cloro e da pasta de dente estão entre várias receitas, sem comprovação científica, que sugerem resultados positivos ou negativos

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Freepik @jannoon028

É bem verdade que basta um atraso na menstruação para que logo a ideia de uma gestação venha à cabeça. Afinal, não são raras as histórias de casais que passam longos períodos ansiosos por essa notícia após várias tentativas frustradas. 

Há também aqueles que são pegos de surpresa. Mas diante de tanta expectativa, podem acabar recorrendo a testes nada convencionais. 

>> Entre no grupo do Folha Vitória no WhatsApp e receba notícias gratuitas sobre Saúde. Participe também do nosso canal no Telegram!

Isso mesmo! Uma rápida busca nos sites de pesquisa é o suficiente para logo encontrar uma infinidade de "receitas caseiras" de testes de gravidez. Os tipos são muitos e variados, porém sem nenhuma comprovação científica.

- Teste do sal: sugere que ao diluir o sal na urina, caso forme-se uma espécie de "nata", o resultado seria positivo;

- Teste do cloro: após urinar em um recipiente, a mulher deve adicionar água sanitária logo em seguida. Se "ferver" ou mudar de cor, o resultado seria positivo;

- Teste da pasta de dente: nesse outro, entre vários sem comprovação, deve-se pingar algumas gotas de urina na pasta de dente que se mudar de cor (tom azulado) ou espumar, o resultado seria positivo.

Para a ginecologista Ana Carolina de Almeida Andrade, tudo isso não passa de história e ainda faz um importante alerta. 

"Esses testes caseiros não possuem embasamento científico e não são considerados confiáveis para detectar uma gravidez. Além disso, misturas de componentes podem gerar reações inesperadas e oferecer riscos à saúde. É importante recorrer a métodos confiáveis, como os testes de gravidez de farmácia ou o exame de sangue para obter resultados precisos".

O BetaHCG é um exame de sangue que aponta a quantidade do hormônio HCG (produzido durante a gravidez) no organismo e com isso o tempo estimado da gestação. Tem ainda os realizados por meio de uma pequena amostra de urina.

"Esses testes podem ser feitos em casa e geralmente são confiáveis quando realizados corretamente. O exame de sangue é mais sensível e pode detectar a gravidez mais precocemente, além de fornecer informações adicionais, como a quantificação do HCG", disse.

LEIA TAMBÉM: Caminhar ajuda a emagrecer? Especialistas orientam

Não somente os exames laboratoriais são capazes de constatar uma gravidez. Existem ainda os por imagem, como lembra a ginecologista, obstetra e sexóloga Lorena Baldotto.

"A gestação, a gente já identifica muito rapidamente com o endovaginal, o ultrassom endovaginal. No primeiro mês, a partir do primeiro atraso menstrual, duas semanas após a pessoa já está com 6 a 7 semanas, então já aparece algo no ultrassom. A presença do teste de gravidez já me mostra uma chance e a certeza a gente confirma geralmente com o ultrassom até mesmo para saber se o bebê é viável", detalhou

Teste pode apresentar resultado errado e criar expectativas

Para que a gestação transcorra da melhor e mais adequada maneira possível, antes, é necessário saber com segurança se ela existe mesmo.

A especialista ressalta que para evitar falsos positivos ou negativos garantindo assim uma avaliação adequada da paciente, é fundamental seguir orientações. 

LEIA TAMBÉM: Bancos de leite do ES estão com estoque abaixo do necessário

Vale destacar que fazer o teste de gravidez de farmácia de acordo com as instruções do fabricante, após o atraso menstrual e na primeira urina da manhã, aumenta a precisão do resultado. 

"Caso haja dúvidas ou suspeita de gravidez, é recomendado consultar um profissional de saúde, que poderá solicitar exames complementares, como o exame de sangue, para confirmar a gravidez", recomenda.

A importância do pré-natal para mãe e filho

O pré-natal, é um conjunto de medidas que tem o papel de promover o desenvolvimento saudável e segura da gravidez.

"Durante o pré-natal, o obstetra realiza exames e avaliações regulares para monitorar o desenvolvimento do feto, identificar possíveis complicações e fornecer orientações sobre cuidados adequados durante a gestação. Além disso, são solicitados exames de rotina, como ultrassonografias, exames de sangue e urina, para identificar e tratar precocemente condições que possam afetar a saúde da mãe e do bebê", explica a médica da Unimed Sul Capixaba.

LEIA TAMBÉM: Orlistate: como funciona e quais os riscos de remédio para perder gordura

Ana Carolina disse também que as pessoas devem sempre procurar fontes de informação confiáveis e cientificamente embasadas.

"Estes testes não têm validade médica comprovada e podem levar a resultados incorretos, colocando em risco a saúde da mãe e do bebê. O ideal é sempre buscar orientação de profissionais de saúde, como obstetras ou ginecologistas, para um resultado confiável e um pré-natal adequado".

Um outro quesito essencial é a paciente ser saudável, ou seja, se cuidar. Caso isso não aconteça, existem riscos da gestação sofrer intercorrências, uma vez que o pré-natal é um acompanhamento de todo o processo. Ele é ainda mais importante quando a pessoa tem comorbidades como diabetes e pressão alta.

"Aí que não se pode fugir mesmo do pré-natal. Ele é importantíssimo para ver as fases, checar se está tudo bem e identificar previamente, com antecedência qualquer tipo de coisa que pode estar acontecendo e de preferência, prevenir", alertou Lorena.
Pontos moeda