Saúde

Conheça os 5 tipos de TPM e saiba o que fazer para aliviar sintomas

Médicos explicam os tipos mais comuns da síndrome da tensão pré-menstrual, detalham sintomas e dão dicas de exercícios e alimentos para aliviar dores

Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação

Com mais de 150 sintomas, a síndrome da tensão pré-menstrual, popularmente conhecida como TPM, é separada em cinco categorias diferentes que podem ou não estar associadas.

>> Entre no grupo de Saúde do Folha Vitória no WhatsApp e receba notícias gratuitas. Participe também do nosso canal no Telegram!

O ginecologista e membro da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) Carlos Moraes explica que os sintomas da TPM podem se manifestar de formas variadas e cada mulher tem experiências particulares e em diferentes níveis.

Veja a seguir quais são os principais tipos de TPM, conheça os principais sintomas relatados por mulheres e saiba como aliviar dores e sensações durante os dias que antecedem a menstruarão.

Sintomas, alimentos, exercícios: saiba tudo sobre TPM

"TPM A" pode alterar níveis de estresse e ansiedade

O tipo A da TPM tem foco na ansiedade. Pós-doutora em Endocrinologia e Metabologia, Claudia Chang explica que isso ocorre devido à queda do estrogênio, hormônio neurotransmissor que, entre inúmeras funções, regula o emocional da mulher.

Além disso, há uma maior liberação de adrenalina e cortisol, dois hormônios neurotransmissores que aumentam os níveis de estresse e ansiedade”, completou.

Angústia, tensão, estresse, insônia ou sono em excesso, dores musculares, fadiga, irritabilidade, alterações constantes de humor e desatenção estão entre os principais sintomas. 

LEIA TAMBÉM: Adoçante: diabéticos devem continuar usando após recomendação da OMS?

Praticar atividades que trabalhem mente e corpo, como yoga e meditação, além dos exercícios de respiração pode ajudar as mulheres que sofrem com esse tipo de TPM.

Se a ansiedade se tornar crônica e incapacitante em todos os ciclos menstruais, o ideal é buscar ajuda médica. É possível a indicação de terapia comportamental e até medicamentosa”, orienta a psiquiatra Danielle H. Admoni.

"TPM D" altera o humor, sono e apetite

A TPM pode se manifestar como sintomas de depressão. Segundo Danielle, na fase pré-menstrual, há diminuição da serotonina, um hormônio neurotransmissor que regula humor, sono, apetite, frequência cardíaca, entre outros fatores.

Nesse tipo de TPM, a mulher pode ter variação frequente do humor, desinteresse pelas atividades do cotidiano, dificuldade de concentração, dificuldade para dormir ou sono excessivo, tristeza sem causa aparente, fraqueza generalizada e dores no corpo.

LEIA TAMBÉM: Mito ou verdade: testes caseiros de gravidez funcionam?

Investir em atividades que proporcionem prazer e aumente a ingestão da vitamina B6, que ajuda na síntese da serotonina, pode ajudar. Alguns exemplos de alimentos são: ovos, banana, cereais integrais, feijão branco, soja, nozes, batata, aveia, pistache e tomate.

Assim como na ansiedade e na compulsão alimentar, é preciso avaliar com um médico os sintomas depressivos.

Em muitos casos, a depressão já está instalada na mulher, e a TPM pode ou ‘mascarar’ ou levantar a hipótese dessa possível depressão. Daí a importância de buscar ajuda o quanto antes”, alerta a psiquiatra.

Tem desejo descontrolado por doces? Você pode ter a "TPM C"

O tipo C está diretamente relacionado à compulsão alimentar. Alguns alimentos, como os doces, ativam o sistema límbico no cérebro, região envolvida com o mecanismo de ganho e recompensa. Este efeito acaba sendo registrado pelo cérebro como uma solução para combater o desconforto.

Ou seja, na TPM, automaticamente haverá uma associação aos doces, como uma espécie de alívio e fuga do estado emocional, fazendo com que a mulher os consuma de forma descontrolada”, explica a psicóloga Monica Machado.

Os principais sintomas são compulsão por doces ou comidas gordurosas/calóricas, descontrole alimentar em um curto período de tempo, sentimento de culpa, arrependimento ou vergonha depois de comer.

LEIA TAMBÉM: Orlistate: como funciona e quais os riscos de remédio para perder gordura

O que pode ajudar: praticar atividades aeróbicas moderadas, como bicicleta e caminhada. Além de auxiliar na estabilização da taxa glicêmica, aumenta a liberação de endorfina e dopamina, que proporcionam relaxamento e efeitos analgésicos.

Se o quadro for mais grave, o tratamento se faz com terapia e medicamentos que controlam a compulsão. O acompanhamento de nutricionista também é importante para a mudança dos hábitos alimentares”, alerta Monica.

Inchaço e ganho de peso são efeito da "TPM H"

A hidratação também pode se manifestar como um sintoma. O ginecologista Carlos Moraes explica que algumas mulheres podem ter uma retenção de líquido maior por conta da produção da progesterona, que aumenta o volume plasmático, isto é o líquido do sangue, e a sensação de inchaço.

Os principais sintomas relacionados a esse tipo de TPM são o ganho de peso, o inchaço abdominal, nas mamas e nas extremidades do corpo, como mãos e pés, além da sensibilidade.

LEIA TAMBÉM: Caminhar ajuda a emagrecer? Especialistas orientam como perder peso com saúde

Segundo o médico, evitar produtos com muito sódio, como os ultraprocessados, e apostar em alimentos como frutas, verduras, legumes, grãos inteiros e proteínas magras pode ajudar. Evitar bebidas alcoólicas e gasosas também ajudam a diminuir o inchaço.

"TPM O" pode se manifestar com vários sintomas

Outros sintomas que podem estar relacionados a TPM foram agrupados e classificados como tipo O. De acordo com o ginecologista, entre as manifestações do transtorno estão a alteração no funcionamento intestinal, o aumento da frequência de urinar, os calores repentinos ou sudorese fria, as dores generalizadas, como cólicas, náuseas, acne e pele oleosa, e ainda reações alérgicas e infecções do trato respiratório.

Mudanças permanentes no estilo de vida, como alimentação saudável, prática de atividade física, check-ups regulares e boas noites de sono, ajudam muito não só a reduzir os sintomas da TPM, mas a ter uma melhor qualidade de vida. De qualquer forma, se a TPM for incapacitante, a ponto de afetar sua rotina, consulte-se com seu ginecologista. Nem sempre estes sintomas têm relação direta com o ciclo menstrual”, alertou.
Pontos moeda