Saúde

Doador de sangue deve preparar o corpo antes e depois. Entenda!

Junho Vermelho destaca a importância da doação de sangue; especialista alerta sobre os cuidados necessário para o ato de bondade

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

O mês de junho é marcado pela Campanha de Doação de Sangue. O ato, além de ser uma demonstração de bondade, também é de conscientização em ajudar o próximo. Mas, é preciso estar atento e ter alguns cuidados para evitar que o corpo sofra os impactos. Para isso, algumas orientações devem ser seguidas.

De acordo com o personal trainer Igor Carvalho, o sangue contém nutrientes importantes para o corpo, além do oxigênio que é transportado para todos os órgãos. Quando ocorre a doação de sangue, o volume normal é reduzido, bem como a capacidade de transporte de oxigênio para o corpo, consequentemente deixando a pessoa mais debilitada. Por isso, o personal alerta que os atletas de grande performance evitem a doação próximo a campeonatos.

Igor ainda explica que após realizar a doação de sangue, os cuidados também devem continuar. "Alguns médicos dizem que a recuperação em doadores ativos, dura em cerca de duas semanas, podendo se exceder de no máximo três. Além disso é válido lembrar que o organismo leva cerca de 21 dias para recuperar as células vermelhas do sangue que foram perdidas", comentou. 

De toda forma o profissional orienta que haja uma alimentação equilibrada após a doação, como também o repouso do praticante de atividade física. “Nada de malhar no outro dia como se nada tivesse acontecido, além do seu próprio corpo não suportar, pode desenvolver outros problemas mais graves”, alertou. 

Pontos moeda