• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Junho Lilás: teste do pezinho pode impedir o desenvolvimento de doenças metabólicas no bebê

Saúde

Junho Lilás: teste do pezinho pode impedir o desenvolvimento de doenças metabólicas no bebê

Exame gratuito deve ser feito entre o 3° e 5° dia do nascimento

Foto: Divulgação
Exame pode impedir o desenvolvimento de doenças genéticas e metabólicas no bebê, que podem levar à deficiência intelectual.

A campanha Junho Lilás tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de fazer a triagem neonatal e ampliar a cobertura dos exames. Destaca, principalmente, a importância do teste do pezinho nos bebês logo após o nascimento. 

O teste do pezinho é um exame rápido que pode impedir o desenvolvimento de doenças genéticas e metabólicas no bebê, que podem levar à deficiência intelectual. O exame gratuito é obrigatório e deve ser realizado em todo e qualquer recém-nascido – preferencialmente, entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê.

O teste básico – em que gotinhas de sangue do calcanhar do bebê são coletadas – é composto por seis diagnósticos: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, deficiência de biotinidase, anemia falciforme e demais hemoglobinopatias e fibrose cística.

"O hipotireidismo congênito é diagnosticado,em torno de 1 a cada 4 mil crianças. A doença é tratada com hormônios administrados preventivamente, e por toda a vida, para fazer com que a criança se desenvolva normalmente, sem deficiência intelectual. O bacana é isso: é possível fazer o diagnóstico precoce e a criança terá uma vida normal", disse a supervisora do laboratório da Apae, a farmacêutica bioquímica Sônia Hadachi.

* Com informações da Agência Brasil