Saúde

Molécula do sistema imunológico agrava efeitos da dengue

Pesquisadores acreditam que reação pode ser "chave" na busca por tratamentos mais eficazes contra a doença.

Foto: Divulgação
Febre alta > 38.5ºC, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, são os principais sintomas da doença. 

Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)publicaram um estudo, que revela detalhes importantes e curiosos sobre como nosso sistema imunológico reage ao constatar a presença do vírus da dengue.

O estudo mostra que a molécula Interleucina-33 (IL-33), reconhecida por alertar o sistema imunológico para ações que precisam ser desencadeadas para o combate de várias doenças, especificamente no caso da dengue, gera uma reação “exagerada” de células pró-inflamatórias, que acabam por agravar os sintomas, sobrecarregar os mecanismos de defesa e consequentemente enfraquecem o corpo e dificultam a recuperação do paciente.

Foto: Divulgação

Molécula 

A IL-33 é uma molécula solúvel que circula pelo corpo. Quando entra em contato com a molécula ST-2, que atua como receptor na superfície das células, desencadeia efeitos biológicos que podem ser considerados positivos ou negativos.

A molécula IL-33 é uma importante sinalizadora de doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2 e infecções de parasitas como a Leishmaniose e Toxoplasmose e essa reação “exagerada”, que sobrecarrega o sistema imunológico, já foi observada também em doenças como asma, artrite reumatoide e Doença de Crohn, uma inflamação crônica que causa dores abdominais e diarreias.

O estudo publicado na revista internacional Immunology descreve testes com camundongos geneticamente modificados, sem os receptores ST-2 da molécula IL-33, que tiveram sintomas amenizados e, segundo o pesquisador Rafael Elias Marques, do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), abre caminho para desenvolvimento de fármacos capazes de bloquear a recepção dessa molécula e tratar com mais eficiência e rapidez a doença.

O que é dengue?

O vírus da dengue é um arbovírus. Arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele.

O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.

Pontos moeda