Saúde

Quando o bebê começa a ouvir? Ginecologista esclarece as fases!

A partir do terceiro mês de gestação, a criança escuta sons e vibrações produzidas no interior do corpo da mãe.

Foto: Divulgação
É importante conversar com o bebê quando ele ainda estiver na barriga para que ele se adeque as vozes. 

Durante a gravidez, as mães adoram acompanhar o desenvolvimento do bebê e também é necessário. Fazer o acompanhamento e ver o quanto a criança está crescendo e se desenvolvendo dentro do ventre é uma grande satisfação. E um comportamento muito comum dos amigos e familiares é conversar com o bebê acariciando a barriga da mãe. A questão é, será que ele escuta?

De acordo com a ginecologista Lorena Baldotto, o bebê escuta! "A partir do terceiro mês de gestação, a criança escuta sons e vibrações produzidas no interior do corpo da mãe, mas só a partir do sexto mês que ele começará a interagir com os sons e estímulos externos", explicou. 

Lorena comenta que no sexto mês, o bebê já está com os ouvidos completamente desenvolvidos, o que o ajuda a reconhecer a respiração, batimentos cardíacos e a voz da mãe - até mesmo reagindo a ela. "Logo, conclui-se que o bebê já escuta o mundo exterior antes mesmo de nascer, reconhecendo estímulos e apreciando canções e conversas entre os familiares", completou. 

"Aliás, durante a gravidez, a música é muito importante e isso é recomendado por vários especialistas. Além dos vínculos formados entre mãe e filho, a música também ajuda no desenvolvimento da consciência, relaxamento do canal e a distensão para o parto", informou a ginecologista, que também é obstetra. 

Por isso, é muito importante conversar com o bebê quando ele ainda estiver na barriga para que ele se adeque as vozes. 


Pontos moeda