Saúde

Pode beber? Saiba os cuidados necessários antes e depois de tomar a vacina contra covid-19

De acordo com imunologista as bebidas alcoólicas funcionam como imunossupressores reduzem a capacidade do organismo de se proteger do vírus

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Se você já se vacinou ou ainda vai vacinar contra a covid-19, deve ter dúvidas de como se comportar antes e depois da imunização. Questões como parar de tomar bebidas alcoólicas, mudar hábitos da alimentação e interromper medicamento são algumas das dúvidas de diversos capixabas.

O funcionário público Sergio Mulini não dispensa uma cerveja no fim de semana, mas durante o seu período em que tomou a vacina, precisou seguir medidas de prevenção.

"Eu pensei que fosse fazer mal, então eu fiquei meio preocupado em tomar  cerveja depois da vacina e dar alguma reação. Esperei até 72 horas e fiquei tranquilo", explicou.

Já o professor de Educação Física Paulo Rosa, durante todo período de pós-imunização, tomou todos os cuidados possíveis.

"Não ingeri bebida alcoólica e não tomei remédios que pudessem interferir na eficácia da vacina", disse o professor.

Estudos científicos apontam que o organismo precisa de pelo menos 14 dias para criar anticorpos que protegem contra a covid-19. Segundo o imunologista Daniel Gomes, as bebidas alcoólicas funcionam como imunossupressores, ou seja, reduzem a capacidade do organismo de se proteger do vírus.

"O álcool inibe o sistema imunológico de certo modo. O consumo exagerado de álcool, tem um impacto grande sobre essas funções supressoras, então antes da vacina e após a vacina é importante que o indivíduo passe por uma quarentena no consumo do álcool", explicou Daniel.

Na questão de alimentação e medicamentos, o imunologista diz que não há restrições, mas não é recomendado nenhum hábito que não seja saudável.

"É importante que o indivíduo faça o uso adequado dos alimentos e tenha uma alimentação equilibrada. Alguns alimentos podem modular as funções do organismo, mas não existe nenhuma contra indicação contra o consumo de determinados alimentos." alertou Gomes. 

As medidas de prevenção e cuidados antes e pós  vacinação contra o covid-19, vale para todas vacinas disponíveis para imunização. 

*Com informações do repórter Lucas Henrique Pisa, da TV Vitória/Record TV

Pontos moeda