Saúde

Viana Vacinada: mais de seis mil agendamentos já foram realizados

A expectativa é vacinar cerca de 35 mil moradores e eleitores do município

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: arquivo/ Tânia Rego/ Agência Brasil

Em menos de 24 horas após a abertura do agendamento para o projeto Viana Vacinada, mais de seis mil pessoas já se cadastraram e reservaram o horário para receber a primeira dose ajustada do estudo. A aplicação será realizada no próximo domingo (13), em 35 pontos do município.

Segundo dados preliminares informados pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Viana, foram cerca de 100 agendamentos por minuto. A alta procura, fez com que o site apresentasse instabilidade em alguns momentos. O problema, de acordo com a assessoria, se intensifica porque pessoas de outras cidades tentam se cadastrar. No entanto, as doses só estão disponíveis para moradores e eleitores do município. 

O agendamento para participar do projeto "Viana Vacinada" começou às 15h deste domingo (06). Em uma entrevista coletiva que aconteceu no início da tarde, foi anunciado que para participar da pesquisa, é necessário fazer o agendamento no site www.vianavacinada.saude.es.gov.br. Mas é necessário assinar um termo de consentimento por se tratar de um estudo científico.

Leia também: Entenda como será o estudo em Viana que vai avaliar eficácia da meia dose da Astrazeneca

Podem participar do estudo qualquer morador de Viana na faixa etária entre 18 e 49 anos, desde que concorde em participar como voluntário. Para isso, a pessoa precisará assinar um termo de consentimento.

Por outro lado, não poderão se candidatar a voluntário as gestantes e os indivíduos que tenham tido uma história de reação alérgica ou reação adversa grave a qualquer vacina, além das pessoas que já estejam em algum grupo prioritário, que já esteja sendo ou já foi vacinado.

Quem tiver recebido qualquer vacina nos últimos 14 dias, deverá obedecer esse intervalo para realizar um reagendamento. Também não poderá receber a vacina quem tiver algum sintoma gripal. Já para quem foi diagnosticado com a covid-19, deverá esperar um intervalo de 28 dias para ser incluído no estudo.

Leia também: Estudo "Viana Vacinada" garante dose padrão de reforço da vacina para voluntários

Pontos moeda