Saúde

4ª DOSE | Veja os grupos que podem se vacinar contra covid a partir desta segunda-feira no ES

Os municípios capixabas vão poder ampliar o público da 4ª dose da vacina contra covid-19 a partir desta segunda-feira (20). Confira os novos grupos e o intervalo recomendado para cada um deles

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

O Espírito Santo vai começar a aplicar a 4ª dose da vacina contra a covid-19 em novos grupos a partir desta segunda-feira (20). A ampliação da campanha de imunização foi anunciada pelo governador Renato Casagrande neste fim de semana.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou, na tarde deste domingo (19), a Nota Técnica que define os novos públicos para a aplicação da 4ª dose da vacina contra covid-19 e o intervalo entre a 3ª dose para cada um dos grupos.

Confira os grupos que podem se vacinar e o intervalo recomendado

GRUPOS PRIORITÁRIOS

Para receber a 4ª dose, os seguintes grupos devem aguardar quatro meses após a aplicação da terceira dose. Podem ser vacinados com a 4ª dose:  

- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

- Trabalhadores das áreas da saúde, educação, força de segurança e salvamento, forças armadas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e portuários. 

PESSOAS COM 30 ANOS OU MAIS

- As pessoas com 30 anos ou mais podem receber a 4ª dose desde que tenham um intervalo de quatro meses entre a aplicação da 3ª e 4ª dose.

PESSOAS IMUNOSSUPRIMIDAS

- Podem se vacinar pessoas imunossuprimidas com 18 anos ou mais que tenham recebido a 3ª dose em, no mínimo, quatro meses

GESTANTES E PUÉRPERAS

- As gestantes e puérperas podem receber a 4ª dose após quatro meses da aplicação da 3ª dose. Para este grupo, é recomendada, preferencialmente, a aplicação da vacina da Pfizer. Se não estiver disponível, pode ser utilizada a vacina da Coronavac. As vacinas da Astrazeneca e Janssen não são recomendadas para este grupo. 

IDOSOS A PARTIR DOS 60 ANOS

- As pessoas com 60 anos ou mais podem receber a 4ª dose após um intervalo de três meses da aplicação da 3ª dose.

LEIA TAMBÉM: 

>> Varíola dos macacos: OMS anuncia resposta unificada contra doença

>> VÍDEO | Varíola dos macacos: comandante com suspeita no ES passa por exames

Pontos moeda