Saúde

ES já tem comprimido para tratar pacientes hospitalizados com a covid-19

Ele está disponível apenas para pacientes internados nos hospitais com necessidade de suporte de ventilação mecânica

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A secretaria de Estado da Saúde já disponibiliza na rede pública um medicamento para o tratar casos da covid-19. O anúncio foi feito pelo secretário Nésio Fernandes, durante um pronunciamento na tarde desta segunda-feira (6). 

"Já incorporamos o medicamento utilizado para tratamentos específicos para pacientes hospitalizados com a covid. Distribuímos em alguns hospitais. É um comprimido por dia, durante 14 dias. Caso o medicamento seja necessário em outra unidade hospitalar, a solicitação é feita e o governo do Estado encaminha", disse. 

Em março deste ano, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), órgão do Ministério da Saúde, recomendou a inclusão do primeiro medicamento para tratar a covid-19 pelo SUS.

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro de 2021, o "baricitinibe" já é usado em casos de artrite. 

Segundo Nésio, o tratamento consiste na administração de um comprimido ao dia durante 14 dias. Porém, ele está disponível apenas para pacientes internados com necessidade de suporte de ventilação mecânica.

Para garantir o acesso do tratamento a quem necessitar, o secretário informou que o Estado já abriu processo de compra do remédio. Já abrimos processo de compra, já que o governo federal não enviará novos lotes ao Estado".

Espírito Santo vive a 5ª expansão da pandemia

Ainda durante o pronunciamento Nésio alertou para o aumento no registro de casos positivos de covid-19 nas últimas semanas.

"O Espírito Santo vive uma quinta expansão da curva de casos da covid-19 em território capixaba. Esta quinta onda já se desenhou em seis semanas completas de crescimentos de casos onde, até a quinta semana, os casos vinham dobrando a cada 14 dias. Simultaneamente, não identificamos o impacto significativo nas internações de leitos de UTI e enfermarias covid, por semana, dentro da rede pública. Estamos mantendo uma média de 5 casos de pacientes por semana".

Nésio destacou que será necessário fortalecer as medidas para reduzir o impacto dessa 5ª expansão. Além de reforçar a recomendação do uso de máscaras em ambientes fechados, como coletivos, por exemplo, o secretário destacou a importância de atualizar o esquema vacinal contra a covid. 

Atualmente o Espírito Santo tem 1,5 milhão de pessoas com a segunda ou terceira dose em atraso. Por causa disso, o secretário pontua que a repercussão do efeito positivo em prevenir óbitos e internação ainda não foi alcançado completamente. Por meio de mutirões constantes e trabalhos de concretização, a pasta espera alcançar a meta de 90% em todos os grupos até fim do mês de agosto. 

LEIA TAMBÉM: >> Covid-19: ES terá um mutirão de vacinação por mês até fim do ano

Média do ritmo de vacinação caiu no ES

Um outro pontoo que preocupa as autoridades de saúde do Estado é o ritmo de vacinação da população capixaba. "O ritmo de vacinação não é adequado e encontra-se estagnado ao longo das últimas semanas", destacou o secretário.

Sesa recomenda que a população faça o teste em caso de sintomas gripais

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luíz Carlos Rebrlin, disse que o Espírito Santo, em termos populacionais, é o que mais faz testes no Brasil. Porém, as pessoas tem não têm percebido a real necessidade de fazer os testes que detectam a covid-19, principalmente por causa de outras doenças como influenza, por exemplo, que têm sintomas parecidos.

"É preciso seguir protocolo sanitário: tem sintomas, deve ser feito obrigatoriamente o teste que está disponível em todas as unidades de saúde básica, na Universidade Federal, nos terminais rodoviários além de 24 horas no Aeroporto de Vitória. Não faltam locais para que a população realize os testes e assim consigamos diminuir a transmissão da doença, isolando os casos positivos", concluiu Reblin.



Pontos moeda