Saúde

Como se preparar para o parto normal

Exercícios físicos, pré natal e alimentação podem ajudar a mulher durante toda a gestação e no parto

Foto: Divulgação / Pexel

O parto normal está passando a ser uma opção cada vez mais procurada pelas gestantes por respeitar a hora de nascimento do bebê, pela rápida recuperação e até pela proteção que esse tipo de parto gera para os pequenos. Ao longo da gestação, a futura mãe pode se preparar para contribuir para um parto normal tranquilo. 

Fazer exercícios supervisionados, incluindo os de fortalecimento do músculo pélvico, é uma das dicas da fisioterapeuta e doula Letícia Rios.

Mas preparar só o corpo, no entanto, não é suficiente. “Estar bem informada sobre o parto normal também é importante para manter a tranquilidade e a segurança durante o nascimento”, explica Letícia. 

Confira as dicas da profissional para se preparar para o parto normal.

- Se possível, faça o pré-natal com um médico que apoie o parto normal;

- Tenha apoio de um familiar ou amigo para que seja seu acompanhante no dia do parto. Se for possível, tenha uma doula para auxiliar você, fisicamente e emocionalmente, durante o parto;

- Estude bastante sobre o tema, leia relatos e participe de grupos de apoio;

- Faça exercícios físicos, de forma supervisionada, ao longo da gravidez e não esqueça dos exercícios de fortalecimento do períneo, que facilitam o trabalho de parto;

- Não tema o parto. Ele é um processo fisiológico. Acredite no seu corpo e no seu bebê, eles saberão a hora certa.

Para ajudar as futuras gestantes, no dia 24 de agosto, ocorre em Vila Velha, um evento gratuito sobre parto natural. 

Temas das Palestras: The Golden Hour, Parto Humanizado, Amamentação, Cuidados Domiciliares com o Bebê, Mitos da Maternidade, Dicas para Aliviar Desconfortos na Gestação, A Importância dos Exercícios, Cuidados com o Períneo e Nutrição na gravidez.

Para maiores informações e inscrições, clique aqui.

Pontos moeda