Cresce número de pacientes que usam aparelho ortodôntico depois dos 40 anos

Saúde

Cresce número de pacientes que usam aparelho ortodôntico depois dos 40 anos

Estima-se que quase metade das pessoas que usam alinhadores atualmente tem mais de 30 anos

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Usar aparelho ortodôntico depois dos 40 anos tem sido cada vez mais comum. Estima-se que quase metade das pessoas que usam alinhadores atualmente tem mais de 30 anos. 

"Muitas pessoas não conseguiram fazer o tratamento mais cedo e optaram por fazê-lo agora. A tecnologia conseguiu reduzir os custos e facilitou a estética do sorriso. Também existem casos de pessoas que chegaram a fazer o tratamento quando eram mais jovens, mas tiveram alguma movimentação ou recidiva com o passar dos anos”, destacou a especialista em radiologia odontológica Márcia Gabriella Barros.

O desenvolvimento da tecnologia trouxe ainda opções de tratamentos que atraem o público adulto, como os alinhadores transparentes. “Eles são quase imperceptíveis e trazem o mesmo resultado que os tradicionais. Sem dúvida, é uma opção que tem atraído muitas pessoas que buscam um sorriso mais bonito e que preferem um modelo discreto”, completou. 

Saúde bucal no Brasil 

Quando o assunto são os cuidados com os dentes, o Brasil registra dados alarmantes. Segundo um estudo realizado pela Edelman Insights, 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente, e 41,5% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos os dentes. “A saúde bucal merece atenção especial já na primeira dentição. É fundamental escovar os dentes das crianças após as principais refeições e antes de dormir, sempre com movimentos circulares para massagear a gengiva”, ressalta Érika Vassolér, dentista e consultora de higiene bucal da Condor.

Cuidado com a saúde bucal das crianças! 

É comum ouvir que os dentes de leite não precisam de cuidados. No entanto, a perda do dente antes do tempo correto pode prejudicar a mastigação, a fala, dificultar a pronúncia de algumas palavras e atrapalhar o nascimento da dentição definitiva.

Cada período requer um tipo de cuidado. No caso dos bebês de até 6 meses, é aconselhável fazer o uso de cremes dentais indicado para a idade. E para criar o bom hábito da escovação regular, é importante oferecer às crianças produtos que, além de eficientes, sejam divertidos e com sabor agradável.

O cuidado com a saúde bucal da criança também inclui o gel dental e na primeira fase da dentição, a quantidade deve ser bem pequena. O gel dental sabor morango, não possui flúor em sua formulação, ajudando na prevenção da fluorose (manchas brancas nos dentes causada pelo excesso de ingestão do flúor na primeira infância).