Saúde

Criançada de férias? Conheça as atividades físicas recomendadas para gastar energia na época

Em qualquer época é importante que as crianças se exercitem; exercícios previnem doenças e cuidam do bem-estar infantil.

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Pexel
Brincadeiras em grupo são divertidas, estimulam a interação e gastam energia. 

Com a chegada das férias de julho muitos pais e responsáveis ficam "de cabelo em pé" sem saber o que fazer com a criançada em casa. Uma coisa é fato, criança tem que se movimentar! Os exercícios mantém o corpo ativo, previnem doenças e liberam hormônios que trazem sensação de prazer e bem estar.

O educador físico Jhonny Costa, disse que os pais ou responsáveis devem se esforçar ao máximo para criar na criança e no adolescente hábitos saudáveis. “As crianças devem ser apresentadas às atividades físicas ainda na infância”, disse.

Para ser considerada uma criança ativa, ela deve ter uma rotina diária de 60 minutos de exercício diariamente, mesmo que isso seja dividido ao longo do dia. “Brincadeiras de pique, andar de bicicleta, patinete e brincadeiras com bola são considerados boas atividades físicas”, disse o educador.

Uma brincadeira que muita criança gosta e que pode ser realizada independente da presença de outras crianças é a de pular corda. “É uma atividade importante, mexe com o corpo inteiro, é simples e barato, além de ser divertido. Basta pegar uma corda e começar a pular. Se o objeto for diversão para várias crianças é necessário comprar uma corda maior e começar a brincadeira. Várias podem pular ao mesmo tempo”, explicou. 

Jhonny ainda frisou que além de gastar energia, pular corda contribui no desenvolvimento da coordenação motora e promove a compreensão de ritmo.

Outra atividade muito comum no nosso estado e que pode ser incentivada para meninos e meninas é a capoeira. “Além de parecer brincadeira, nesta modalidade de luta ou jogo, as crianças aprendem a se defender e estimulam o reflexo, coordenação motora e equilíbrio. Além de cantar e tocar, que acaba por desenvolver ritmo e musicalidade. A prática é indicada para crianças a partir dos 5 anos”, disse o educador.

Outras brincadeiras 

Pique pega, pique esconde, queimada...Todas essas brincadeiras exigem esforço físico e promovem o movimento do corpo das crianças. Elas devem fazer parte de um momento do dia e são consideradas atividades físicas.

“Aproveitando que estamos no inverno, mas o que ainda assim temos sol, é interessante levá-los à praia ou piscina e deixá-los nadar. Os que ainda não sabem (passando a ter mais contato com esses ambientes), acabam desenvolvendo a curiosidade e traquejo para a natação, lógico que devem estar sempre supervisionados por um professor ou responsável”, alertou o personal. 

Pontos moeda