Saúde

Dia do Homem: veja alguns dos principais cuidados que os homens devem ter com a saúde

Hábitos como praticar exercícios físicos, consumir alimentos mais naturais e fazer visitas frequentes ao médico são alguns cuidados essenciais

Foto: Divulgação

Segunda-feira, 15 de julho, é comemorado o Dia Do Homem. Ao contrário do que muitos pensam, a cada ano eles estão mais preocupados com a saúde, a estética e têm se dedicado mais à alimentação equilibrada, à prática de exercícios físicos e aos cuidados com o visual.

Segundo a nutricionista da Azen Academia, Catarina Entringer, a procura do público masculino tem aumentado cada vez mais. Como os homens costumam ser mais práticos, a dica para eles é incorporar na rotina hábitos alimentares saudáveis da forma mais simples possível, para que seja possível ter adesão e, com isso, ganho na qualidade de vida.

“Para ter uma alimentação saudável, deve-se começar focando mais no que incluir do que no que excluir da alimentação. É importante fazer mudanças positivas gradativamente. Os homens têm uma vantagem: o metabolismo normalmente é mais acelerado do que o das mulheres. Então, começando as mudanças hoje, é possível terminar o ano saudável, em forma e com os hábitos transformados”, afirma a nutricionista.

Segundo a profissional, adotar rotinas melhores e sempre manter os exames em dia são atitudes que previnem doenças, garantem a qualidade de vida e contribuem para a longevidade. “São cuidados simples, mas que não podem ser deixados de lado. Se alimentar de forma saudável, praticar exercício físico, garantir a qualidade do sono e controlar o estresse é tudo que o corpo pede para ter saúde, vitalidade, maior concentração e produtividade no trabalho e garantir energia até o final do dia”, afirma.

Outro fator importante para a prevenção de problemas é cultivar a autoestima. Segundo o professor da Azen Academia, Maiky Recke, ter uma visão positiva de si mesmo faz muito bem para a saúde física e mental. “Além do incremento no aspecto visual, um dos benefícios dos exercícios físicos é a liberação de hormônios que melhoram a sensação de bem-estar e autoestima do homem. Isso é fundamental para uma vida equilibrada e feliz”, completa.

Pontos moeda