Saúde

Aplicativos com foco em saúde oferecem consultas, treinos e até tratamentos

Em tempos de pandemia, se tornou possível ter acesso a consultas, prescrições, treinos e até tratamentos por meio de aplicativos, softwares e outras tecnologias

Foto: Divulgação / Pexel

A rotina acelerada pede mais facilidade para realizar tarefas, principalmente, no que diz respeito a cuidar da saúde. Por isso, o número de empresas de tecnologia focadas em saúde tem crescido no país. Em tempos de pandemia, se tornou possível ter acesso a consultas, prescrições, treinos e até tratamentos por meio de aplicativos, softwares e outras tecnologias.

O setor de saúde, que representa quase 10% do PIB brasileiro, segundo IBGE, requer cuidados e desafios, uma vez que atua com vidas. Ter acesso a prevenção e até tratamento, de forma online, é um desafio, mas uma realidade para a população brasileira. 

Por isso, selecionamos cinco aplicativos inovadores com atuação em saúde. 

Memed: é uma plataforma de prescrição médica digital, disponível via web, app e integrada a qualquer prontuário eletrônico do Brasil (desde hospitais, operadoras de saúde e clínicas médicas). Ao realizar a prescrição, o médico conta com um banco de medicamentos com mais de 60 mil apresentações, além de inteligências clínicas como alertas de alergias e interações medicamentosas. Ao finalizar, ele envia a receita digital ao paciente que pode comprar fisicamente na farmácia sem a necessidade do papel ou até mesmo online, recebendo em casa e aumentando a chance de adesão ao tratamento prescrito.

Carefy: a plataforma de gestão e monitoramento de internações, junto às operadoras de saúde, e indica possíveis inconformidades durante a internação, reduzindo custos e favorecendo uma melhora no processo de atendimento do paciente. A tecnologia é composta por um aplicativo móvel que é acessado pela equipe de saúde da operadora durante suas visitas no beira leito. Todas as informações relacionadas à internação do paciente são atualizadas ao app, de modo a ajudar a equipe na sinalização de indicadores de não conformidade, para consulta em tempo real.

iClinic: é um software médico em nuvem que realiza a gestão de clínicas e consultórios como um todo, desde o prontuário de atendimento até o financeiro. Com ele, é possível que o médico oriente os pacientes à distância por meio da ferramenta de Teleconsulta, além de ter acesso a agenda médica e ao prontuário eletrônico de qualquer lugar. A empresa garante agilidade no atendimento, facilidade de acesso remoto, segurança de dados a nível bancário e praticidade.

Carenet: integra dados de saúde digital dos dispositivos médicos IoMT ("Internet das coisas médicas") e usa Big Data e Machine Learning para analisar e melhor organizá-los, com objetivo de proporcionar uma melhor gestão das instituições. Auxilia os clientes com eficiência operacional, redução de custos, estratificação de riscos preditivos, monitoramento de pacientes em toda a sua jornada, dentro e fora do ambiente que permeia o ecossistema de saúde.

CUCO Health: permite, por meio de uma plataforma, facilitar o controle de tratamentos de saúde. Assim, auxilia o paciente com a adesão, recompra e compreensão sobre sua patologia e ajuda os médicos com o acompanhamento sobre evolução do tratamento. A health tech desenvolveu um aplicativo gratuito para pacientes administrarem seus horários de medicamentos e um chatbot que funciona como uma "enfermeira digital". 

O aplicativo é gratuito para pacientes e médicos, mas Instituições de saúde e Laboratórios Farmacêuticos podem contratar a Plataforma completa para oferecer a seus pacientes programas personalizados de adesão ao plano de cuidado.

Pontos moeda