• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Especialista dá dicas para evitar dores no corpo causadas pelo isolamento

Saúde

Especialista dá dicas para evitar dores no corpo causadas pelo isolamento

Problema tem afetado, principalmente, as pessoas que estão trabalhando de casa há muitas semanas, mas sem acesso ao equipamento adequado

Foto: Divulgação

Com mais de 100 dias de isolamento social, as queixas de dores nas costas e pelo corpo são cada vez mais comuns entre a população. Apesar de o brasileiro já não ser muito ativo- cerca de 47% não pratica o mínimo de exercícios recomendável de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)-, o longo período com academias e parques fechados tem cobrado seu preço para as articulações de muita gente.

Além disso, as muitas semanas em home office também contribuem para as queixas, principalmente, relacionadas à hérnia de disco súbita ou piora do quadro existente. "Essas dores estão afetando mais aquelas pessoas que estão trabalhando de casa há muitas semanas, mas sem acesso ao equipamento adequado para preservar a ergonomia correta", afirma o ortopedista Pedro Baches Jorge, da Clínica SOU.

Confira, abaixo, algumas dicas do especialista para evitar as lesões na coluna e joelho decorrentes do isolamento social. 

Mantenha o peso

Não é fácil manter a forma durante um período tão desafiador, mas o excesso de peso dá uma sobrecarga muito grande no joelho. Além disso, manter o equilíbrio muscular principalmente do glúteo e coxa é fundamental. "Estes músculos são responsáveis por fazer com que o eixo dinâmico do joelho mude, fazendo com que os agachamentos que fazemos ao longo do dia forcem mais a parte interna ou externa do joelho e, aos poucos, sobrecarregue os meniscos", diz o ortopedista.

Faça exercícios

Para manter o fortalecimento do glúteo e da coxa, faça exercícios como agachamentos com avanço (caminhar com passos largos agachando a cada passo) e subida com uma perna (subir em degrau de escada ou outra superfície mais alta apenas com uma perna e mantendo as costas eretas). Outra dica são exercícios aeróbicos uma vez ao dia que ajudarão no fortalecimento do tronco. "Exercícios básicos como polichinelo e caminhada na esteira ou até mesmo no próprio corredor de casa são exemplos simples que podem ajudar", destaca o médico.

Atenção à postura no home office

O ideal seria que todos usassem uma cadeira ergonômica, que possui um encosto projetado para se adaptar melhor a curvatura da coluna. Mas para quem não tem cadeiras deste tipo em casa, é possível fazer adaptações para que a tela do computador esteja sempre na altura dos olhos e sempre que possível o corpo esteja em um ângulo de 90 graus (idealmente).

Faça pausas

É muito importante evitar ficar mais de 1 hora sentado em frente à tela (isso vale também para o retorno ao escritório). Pequenas pausas, mesmo de 5 minutos com alongamentos leves e uma caminhada no corredor, são suficientes para assegurar a nutrição dos discos vertebrais que são os amortecedores da coluna.