Saúde

Veja quais procedimentos são comuns em uma consulta ginecológica online

Quando é necessário realizar exame físico urgente, o médico avalia o paciente fisicamente depois da teleconsulta. Em alguns casos, é possível adiar os exames

Foto: Divulgação

A relação de pacientes com seus médicos mudou em função do isolamento social. Contudo, o Conselho Federal de Medicina e o Ministério da Saúde, criaram um meio de aproximar esses profissionais de seus pacientes, através das teleconsultas. O médico ginecologista Rodrigo Ferrarese explica que a utilização desse meio facilitou o atendimento de questões tópicas, além de algumas dúvidas que podem ser solucionadas de forma rápida. 

As consultas podem ser realizadas em qualquer lugar: pelo computador ou pelo celular. “A telemedicina pode ser muito eficiente. Quando é necessário algum tipo de exame físico urgente, convocamos o paciente depois da teleconsulta, do contrário, é possível deixar em aberto qualquer exame, coleta ou mesmo ultrassons, uma vez que são exames de rotina”, explica.

É importante ressaltar que o momento de isolamento e a quarentena podem ter efeitos delicados sobre a saúde feminina, por isso a telemedicina pode ser fundamental para sanar questões simples.

Entre os problemas causados durante o período, Dr. Rodrigo destaca as crises de stress e ansiedade, lembrando que todas as pessoas estão sujeitas a esses sintomas. Já para as mulheres, isso pode gerar queixas relacionadas a corrimentos, candidíase e sangramentos. “Como são problemas que surgem em decorrência de uma situação atípica, é muito difícil falar em evitar ou prevenir, mas existem tratamentos eficazes que podem ser feitos à distância sem problema algum”, o médico informa.

Algumas dicas para evitar que incômodos relacionados a questões ginecológicas são simples de fazer sem a ajuda médica e devem ser mantidas sempre que possível, como o uso correto da pílula e o cuidado com a higiene íntima: evitando fazer as duchas profundas ou lavagem vaginal e roupas íntima ao dormir, utilizar calcinhas de algodão, já que é um tecido com menos chances de irritar a pele e sempre utilizar camisinha nas relações sexuais, já que é o método mais eficaz contra as doenças sexualmente transmissíveis.

“Costumo dizer que a melhor amiga da saúde feminina é a própria mulher, porque depende dela fazer os exames de rotina, como o Papanicolau, a mamografia para evitar alguma doença grave. Além, é claro, dos hábitos para manter a saúde do corpo como um todo, dormir bem e manter uma alimentação saudável, além da prática de atividades físicas”, Dr. Rodrigo finaliza.

Pontos moeda