Saúde

Saiba como não transformar o pãozinho no vilão da dieta

De acordo com a nutricionista Beatriz Gaudio, mais importante que categorizar os alimentos é pensar no equilíbrio

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Pexel

Pesquisas dizem que o pão provavelmente tenha surgido há 12 mil anos na Mesopotâmia, juntamente com o cultivo do trigo. Ao longo dos séculos, ele foi se popularizando em diferentes culturas, regiões e recebendo características únicas. 

No Brasil, o pão começou a ser popular no século XIX e eram escuros, enquanto na França ele tinha miolo branco e casca dourada. Com tantas variedades, o que faz o pão ser classificado como mocinho ou vilão das dietas?

De acordo com a nutricionista Beatriz Gaudio, mais importante que categorizar os alimentos é pensar no equilíbrio.

 "Gosto de dizer que tudo em equilíbrio não faz mal. Existem formas mais saudáveis que podemos adotar para manter o pão na rotina e evitar que ele seja um vilão nas nossas vidas", disse. 

Veja abaixo algumas dicas da especialista para incluir o pãozinho na dieta:

Adicionar recheios proteicos: ovos, queijos, patês, presunto de parma… por serem fontes de proteínas e gorduras, ajudam a retardar o processo absortivo do carboidrato presente no alimento, reduzindo o seu índice glicêmico.

Pão de Fermentação Lenta/Natural: Não se distancia do sabor do pão de padaria tradicional, e seu grande diferencial é a sua lista de ingredientes: farinha de trigo, sal, fermento e água. Além disso, possui um índice glicêmico mais baixo do que outros pães e sua digestão é mais fácil, até mesmo para aqueles que são sensíveis ao glúten, devido a sua fermentação mais lenta.

Pão sem glúten: a melhor opção para celíacos (pessoas com alergia ao glúten, proteína do trigo).

Pão Low Carb: a grande preocupação das pessoas em relação ao pão atualmente é o medo de engordar. Claro, farinha de trigo na rotina - dependendo da quantidade e para quem - pode sim atrapalhar o processo de emagrecimento. Mas, isso não quer dizer que essas pessoas ficarão sem seu pãozinho: basta trocarmos a farinha de trigo para opções como farinha de amêndoas, farinha de grão de bico, entre outras.

Receita de Pão Low Carb

Pão Low Carb

Ingredientes

3 ovos

1 xícara de farinha de amêndoas 

50 gramas de queijo parmesão ralado fino 

3 colheres de sopa de água 

3 colheres de sopa creme de leite sem soro 

1 colher de sopa rasa de fermento em pó.

Preparo

Bata os ingredientes com exceção do fermento em um liquidificador. Acrescente o fermento e bata para incorporar. Disponha a mistura em uma forma retangular, daquelas de bolo inglês. Asse em forno a 200 graus, por 30 minutos ou até dourar.

Pontos moeda