Saúde

Sintomas pós-covid podem aparecer até seis meses depois da recuperação

Os sintomas variam da ordem psiconeurológica a sintomas físicos incapacitantes causando enorme sofrimento físico e mental

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

O Brasil e o mundo respiram a esperança do fim próximo da pandemia à medida em que vê o aumento do número dos vacinados, que influencia diretamente na redução nos números de infectados e óbitos.

São fortes as evidências de que teremos dias melhores, mas ainda é preciso tomar todas as precauções e orientações desde o início da pandemia, como relata a pneumologista e especialista em Medicina do Sono, Jéssica Polese.

“Um grupo que poucos discutem e tem urgência em atenção refere-se aos 'curados' da covid-19. Nesse grande grupo de curados existem indivíduos doentes com uma síndrome recentemente denominada Síndrome Pós-covid ou Covid Crônico”, afirma a especialista. 

Em número incerto, mas ainda crescente de maneira assustadora, estão indivíduos com sequelas ou doenças causadas pelo covid que permanecem sem diagnóstico e sem abordagem adequada.

Leia mais: Inteligência artificial possibilita diagnósticos mais precisos no pós-covid

Sintomas pós-covid são variados; acompanhamento médico é fundamental

De acordo com a médica, os sintomas variam da ordem psiconeurológica a sintomas físicos incapacitantes causando enorme sofrimento físico e mental.

“Esses indivíduos possuem queixas de ansiedade, pânico, alterações no sono e sintomas depressivos e são ainda piores naqueles indivíduos que necessitaram de internação ou apresentaram quadros mais graves”, relata.

Além disso, de acordo com a especialista, “os traumas do isolamento, a perda de amigos e familiares, tornam o cenário pior, num crescente de sintomas. As alterações físicas incluem problemas cardiovasculares, pulmonares e musculares tão intensos e às vezes limitantes”. 

Leia também: De alucinações a disfunção sexual: sequelas pós-covid podem deixar mais de 200 sintomas

Sintomas pós-covid podem aparecer meses depois da recuperação da doença

Os estudos são claros em evidenciar a “Síndrome Pós-covid”, que excede o quadro agudo em mais de seis meses. A pandemia submeteu os sistemas de saúde de todo o mundo a uma sobrecarga no funcionamento e agora que a fase aguda já passou não houve preparo para os sobreviventes.

“Esses sobreviventes enchem os consultórios com sintomas variados, o que exige nova superação do sistema de saúde e de toda a cadeia envolvendo o atendimento público, privado e assistência social para os inválidos”, pontua.

Para Jéssica, “é preciso um direcionamento assertivo com a meta de reintegrar, diagnosticar, tratar e reabilitar os ditos "curados", com um atendimento multidisciplinar e ativo, com a finalidade de mitigar sofrimento, reduzir doenças secundárias ao covid agudo - como doenças metabólicas e cardiovasculares - além de adequada assistência e amparo psicológico e psiquiátrico, com a finalidade de retornar esse indivíduo ao trabalho e a sociedade. Esse é o real ponto de partida para a recuperação brasileira pós-pandemia”.

Veja também: Entenda a importância de fazer um check-up depois de se recuperar da covid-19

Pontos moeda