Saúde

Veja como evitar as crises de rinite alérgica que tendem a piorar no inverno

Esta quinta-feira, 8 de junho, é o Dia Mundial da Alergia. A data serve de alerta para os cuidados com a rinite alérgica

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Com a chegada do inverno, os casos de crises alérgicas aumentam, em especial a rinite. A doença se caracteriza por uma inflamação da mucosa nasal, e os sintomas são conhecidos por boa parte das pessoas: nariz entupido, coceira, espirros e coriza excessiva. 

O grande problema é que quando esses sintomas são ignorados, o quadro evolui para outras complicações que pioram a saúde e o bem estar.

"A pior consequência que uma pessoa sofre com a congestão nasal é o fato de se ver obrigado a respirar pela boca, o que pode ocasionar irritação na garganta, ronco e voz anasalada". Assim disse o otorrinolaringologista Edson Freitas, especialista em nariz. 

Além disso, não respirar corretamente pode desencadear outras doenças muito comuns. "Respirar pela boca também leva ao desenvolvimento de outros distúrbios, como: otite, sinusite, faringite, amigdalite e asma", completa. 

Rinite não tem cura, mas tem tratamentos

Ainda de acordo com o especialista, embora a rinite alérgica não tenha cura, ela possui tratamentos. 

"Os doentes com rinite alérgica podem viver sem sintomas, quando tratados corretamente. Os tratamentos para rinite alérgica indicados, permitem aliviar os sintomas e desta forma melhorar bastante a qualidade de vida das pessoas que padecem da doença", afirma.

Com a ajuda do profissional, elencamos 5 dicas de cuidados no ambiente doméstico e profissional, que podem ajudar a prevenir o desenvolvimento da rinite alérgica. Veja na lista abaixo:

- Exclusão de edredons, cobertores e roupas de penas e peles de animais;

- Uso de colchões antialérgicos e almofadas antialérgicas;

- Em caso de doentes especificamente sensíveis, evitar animais domésticos e plantas naturais; 

- Utilizar regularmente desumidificadores para controlar a umidade, que acima dos 50% é favorável ao desenvolvimento de ácaros e fungos;

- Usar de purificadores de ar por filtragem;

Pontos moeda