Saúde

Fórum em Vitória promete debater entraves e perspectivas da saúde

O evento, que trará convidados internacionais, chega de forma pioneira ao Estado para reunir a cadeia produtiva do setor da saúde

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

O Fórum "Conectando Quem Produz Saúde", evento pioneiro no Espírito Santo, promete se tornar referência no diálogo, fortalecimento de parcerias e na geração de valor para a temática. Ele será realizado nesta sexta-feira (4), no Centro de Convenções de Vitória, e discutirá, entre os temas, os entraves e perspectivas do setor. 

De acordo com informações divulgadas pelos organizadores, ocorre atualmente um desequilíbrio entre o abastecimento de profissionais e necessidades dos sistemas de saúde e das populações. 

No Brasil, segundo pesquisas da área, os profissionais estão mal distribuídos geograficamente e também entre os setores público e privado, os diferentes tipos de serviços de saúde e os níveis de atenção primária, ambulatorial e hospitalar. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Saúde? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Além disso, há obstáculos no setor da saúde no Brasil. Entre alguns exemplos citados estão o mercado, com a concentração, gestão e remuneração. Também é destacada a qualidade do serviço, medida pela segurança e satisfação do paciente e a qualificação profissional, tanto de nível técnico, quanto às vagas de residência. 

Vitória tem concentração de profissionais de alta renda 

Os organizadores também destacam que Vitória, no Espírito Santo, é uma capital em que a concentração de profissionais de alta renda faz dos serviços a verdadeira vocação econômica, dentre eles os de saúde 

"É também a cidade com a maior concentração de médicos (razão de médicos por 1 mil habitantes de 14,49) e dentistas do Brasil, um país que concentra 20% de todos os dentistas do mundo", segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO). 

Evento reunirá grandes nomes da área 

O evento reunirá grandes nomes do cenário mundial. Entre eles o professor da Harvard Medical School, Robert Janett. Também participa José Luiz Toro da Silva, como representante da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (UNIDAS Nacional). 

CEOs e investidores de grandes instituições privadas e públicas da área da saúde estarão reunidos no evento, além de representantes de instituições como Senac, Sebrae, Deloitte, Unidas e Hugb, o hub de inovação do Grupo Buaiz. 

A organizadora do evento, Alice Sarcinelli afirma que o evento visa ser referência na promoção do diálogo, fortalecimento de parcerias e na geração de valor para o ecossistema da saúde. Sendo pautado nos valores da Integração, do diálogo, da inovação, do conhecimento e da sustentabilidade. 

"Seu propósito é conectar, a partir de conteúdo, networking e colaboração, quem produz, contrata, forma, fornece, inova e investe no setor da saúde no estado do Espírito Santo”, destaca a CEO da AS Consultoria.

>> Hepatites virais: saiba como prevenir e diagnosticar a doença

Fórum será exclusivo para 300 convidados 

A 1ª Edição do Fórum será um evento corporativo exclusivo somente para 300 convidados, sendo esses divididos em 150 pela manhã e 150 pela tarde. Entre os convidados estarão CEOs e investidores das grandes instituições privadas e públicas da área da saúde, que serão presenteados com informações privilegiadas. 

Durante o fórum, serão apresentados resultados de pesquisas de mercado inéditas e exclusivas, palestras conduzidas por experts do Senac/ES e Sebrae/ES, apresentação de Cases de inovação e fomento na área da saúde: hubs, healthtecs, ações e projetos.

Além disso, serão presentes conferências nacionais discutindo dados dos cenários regionais e nacionais da área da medicina.

Na organização do Saúde em Fórum, além de Alice Sarcinelli, atuam Anna Paula Oliveira, diretora de inovação, especialista em Gerenciamento de Projetos e Processos e Líder em Inovação no Hugb – Grupo Buaiz; e Luiz Sobral Vieira Junior, diretor científico e doutor em Ginecologia e Mastologia, professor do departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Ufes, empresário e ex-superintendente do Hospital das Clínicas.

LEIA TAMBÉM: Ação em Vitória distribui colírios em alerta para doença que resseca olhos