• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Higienização de alimentos: contaminação é mais comum do que se imagina

  • COMPARTILHE
Saúde

Higienização de alimentos: contaminação é mais comum do que se imagina

Solução caseira garante higienizar e eliminar os agentes microbiológicos dos alimentos e prevenir contaminação a saúde

Diversas bactérias se encontram nos supermercados. É necessário higienizar os alimentos antes de armazena-los na geladeira.

Na correria do dia a dia, muitos alimentos acabam chegando no prato sem antes serem corretamente higienizados. Esse fator também é comum nas refeições dos ansiosos pela perda de peso. Muitas pessoas acabam esquecendo de questões básicas que antecedem o ato de apenas “virar o copo de suco verde”, comer salada e tomar chás e termogênicos.

Procurar conhecer a origem dos legumes, verduras e frutas que farão parte da dieta é fundamental, afinal o índice de contaminação por agrotóxico pode estar extremamente elevado. Por isso é importante consumir alimentos orgânicos.

De acordo com a nutricionista e fitoterapeuta Damylle Bueno, a contaminação é mais comum do que se imagina. “As pessoas acreditam que basta lavar e tirar a sujeira visível, quando na verdade o problema está onde não vemos. Por se tratar de alguns alimentos que não vão a altas temperaturas, é necessário um cuidado redobrado. Deve haver zelo na forma de manipular em todo o processo e sanitizar é essencial”, explica a nutricionista.

Para evitar a contaminação antes de consumir os alimentos as pessoas devem deixá-los de molho em soluções a base de água sanitária ou em produtos específicos, diluídos conforme orientação de cada fabricante. Pensando nisso, Damylle elaborou um passo a passo da solução correta para que você possa fazer em casa.

Lave tudo o que for consumir, retire sujeiras e excessos que não deverão ser consumidos:

Solução 1: ÁGUA SANITÁRIA

-1 colher de sopa de água sanitária;
– 1 litro de água;

Modo de preparo: Dilua a água sanitária na água; mergulhe o que for consumir; deixe agir por 15 minutos; lave até remover todo o resíduo dessa água.

Solução 2: HIPOCLORITO DE SÓDIO (regra básica, pode alterar dependendo do fabricante, observar o rótulo é fundamental)

– 10 gotas de hipoclorito de sódio 2,5%;
– 1 litro de água;

Modo de preparo: Dilua na água; mergulhe o que for consumir; deixe agir por 10 a 15 minutos. Não precisa lavar.

Atenção: Essas soluções têm como objetivo apenas matar agentes microbiológicos que possam estar presentes nos alimentos e não de remover ou eliminar os resíduos de agrotóxicos, prefira sempre os orgânicos.