Saúde

Precisa emagrecer? Confira as 4 dietas mais seguidas em 2018

Alimentação dos brasileiros consiste em 70% carboidrato, 20% proteína e 10% gordura, explica especialista.

Frutas vermelhas são as mais recomendadas para quem deseja perder peso por terem baixo teor glicêmico. 

Sabe aqueles quilos indesejados? As dietas do momento garantem eliminá-los. Contudo antes de fazer qualquer dieta é necessário consultar um especialista, seja ele nutricionista, endocrinologista ou outro profissional da saúde.

É necessário realizar exames laboratoriais para conhecer o organismo como explica o médico membro da Sociedade Brasileira de Nutrologia, Wesley Schunk. "Antes de prescrever uma dieta precisamos saber as taxas glicêmicas, colesterol, triglicerídeos e demais componentes do sangue da pessoa. Até mesmo porque há fatores patológicos que impedem a perda de peso como o hipotiroidismo. Ter acompanhamento profissional garante a conquista dos resultados", explicou.

O médico conta que dados da Abran indicam que a maior parte dos alimentos a mesa dos brasileiros são os carboidratos, responsável por 70% do cardápio, proteínas e gorduras seguem sendo 20 e 10%, respectivamente. 

Existem quatro variáveis que juntas garantem em 100% a perda de peso: Alimentação balanceada, prática de atividade físicas, sono regulado e hidratação. "Muitas pessoas esquecem, mas ter o sono regulado é um fator importantíssimo para o auxilio da perda de peso. Quando a pessoa dorme bem, ela acorda disposta e com energia para a prática de exercícios", completou.

Conheça as dietas que estão em alta:

Dieta low carb: Diminui o carboidrato da alimentação. Aconselha-se comer batata doce, inhame aipim. As frutas ingeridas devem ser com baixo teor glicêmico como as  frutas vermelhas (ameixa e morango).

Jejum intermitente: Não é considerado uma dieta, mas um estilo de vida e para praticar as pessoas precisam estar aptas. Afinal, são 16 horas sem comer, apenas ingerindo líquidos como café sem açúcar e água com limão. Aconselhado a ser feito entre 20h00 às 12h00. 

Cronograma do Jejum intermitente: 

20h às 12h: Apenas liquido
12h: Comer legumes e proteína
16h: Comer frutas de baixo índice glicêmico acompanhadas de castanhas e oleaginosas.
19h: Finaliza com grelhado e salada.

Recomenda-se fazer duas vezes por semana, até a adaptação diária. Necessário acompanhamento médico. 

Detox Intestinal: A base desta dieta são os líquidos e um cardápio rico em legumes, verduras, carnes magras e cereais como arroz integral,lentilha, grão-de-bico e frutas . Deve-se evitar a ingestão de pães, biscoitos refinados, glúten e clara do ovo. Após dois dias do detox intestinal, deve-se ingerir o sal amargo (vende em farmácias) para realizar a limpeza total do intestino.  

Dieta Dukan: Dividido em 4 partes exige um cronograma mensal. Nos primeiros sete dias devem ser ingeridas apenas proteínas. Já na segunda fase são introduzidos além de proteínas,  legumes e verduras. Na terceira fase, inclui-se no cardápio pão de forma integral e queijo. Na última fase da dieta recomenda-se dar atenção as proteínas (semelhante à primeira fase), e juntamente com a dieta fazer em torno de 20 minutos de exercício físicos por dia.

E um grande aliado das dietas é o óleo de coco. Sendo bastante procurado por quem quer perder peso, atua como diminuidor da fome e ainda proporciona a aceleração da queima de gorduras. 

Pontos moeda