Saúde

Sarampo e polio: campanha de imunização chega à reta final

Esta é a última semana da mobilização pela vacinação dos bebês e crianças em todo o território nacional. Campanha não será prorrogada.


A campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo entrou na última semana. Na região serrana do estado as ações seguem em andamento. Em Domingos Martins, todas as unidades de saúde continuam os trabalhos até esta sexta-feira (31), das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde martinense, até o dia 24 foram vacinadas 1.617 crianças contra as doenças, o que representa 94,62% de cobertura vacinal da meta estipulada pelo Ministério da Saúde (95%).

Devem ser imunizadas crianças com idade entre 1 e 4 anos, onze meses e 29 dias. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil enfrenta surtos de sarampo nos estados de Roraima e Amazonas, daí a necessidade da ação nacional. O Espírito Santo registra casos da doença nas regiões noroeste e metropolitana.

Sem prorrogação

De acordo com a referência técnica municipal de Imunização, Iderlene Gütler, a campanha não será prorrogada “Não teremos período extra para os trabalhos. Mesmo que já estejamos próximos da meta, ainda há crianças a serem imunizadas, é importante que os pais e responsáveis tenham essa consciência, vacina é proteger”.

Ainda segundo o Setor Municipal de Imunização, o grupo prioritário desta campanha soma 1.709 crianças em Domingos Martins. Adultos não vacinados devem receber a dose prioritariamente em locais onde há surto da doença, como em Roraima e Manaus (AM). Pessoas que já completaram o esquema, conforme preconizado para sua faixa etária, não precisam novamente receber a vacina. Aquelas que nunca foram imunizadas contra a doença devem procurar a unidade de saúde mais próxima, após o término da campanha.

SERVIÇO

Data: Até sexta-feira (31)

Horário: 8h às 11h30; e de 13h às 15h30

Local: Em todas as unidades de saúde de Domingos Martins

Pontos moeda