Saúde

21 de agosto: Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Durante a semana são realizadas diversas ações em todo o país para conscientizar a sociedade

Foto: Unicef
Semana é um espaço que marca a luta das pessoas com deficiência intelectual na busca por garantia de direitos. 

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, acontece anualmente durante os dias 21 e 28 de agosto. O objetivo dessa semana é debater e refletir, junto à sociedade, sobre o direito de igualdade para que a inclusão aconteça de fato e combater o preconceito e a discriminação.

A cada ano um assunto é escolhido para ser trabalhado e este ano o tema é “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, visando mostrar a importância da participação da família no cumprimento e criação de políticas públicas que atendem as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Durante a semana são realizadas diversas ações em todo o país para que a sociedade entenda a importância de promover a melhora na qualidade de vida das milhares de pessoas que possuem alguma deficiência e suas famílias.

"A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é um símbolo de mobilização. Um espaço que marca a luta das pessoas com deficiência intelectual na busca por garantia de direitos", destaca Vanderson Pedruzi Gaburo, presidente da Federação das Apaes do Espírito Santo.

O que é deficiência intelectual e múltipla?

A deficiência intelectual não é uma doença, e sim uma limitação nas habilidades mentais gerais, e pode ser percebida quando há dificuldade em situações consideradas comuns, como a comunicação, interação social, leitura, escrita, memória, dentre outras.

A pessoa que possui esse tipo de deficiência deve ter um acompanhamento multidisciplinar em diversas áreas, sobretudo saúde, educação e assistência social, para que seja ofertado um tratamento de acordo com a necessidade de cada um, e que deve contar com diversos profissionais, como terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e outros especialistas que conforme for necessário.

A deficiência múltipla é quando há duas deficiências ou mais simultaneamente, sejam elas intelectuais, físicas ou ambas combinadas.


Pontos moeda