Saúde

Arte é utilizada no tratamento da saúde mental em Castelo

Desenhos ajudam no aumento da autoestima, maior discernimento sobre a doença, capacidade de pensamento crítico e troca de experiências.

Foto: Divulgação / Pexel
Os pacientes são atendidos de forma individualmente, além das atividades em grupo.

Uma técnica que utiliza pintura em tecido vem dando muitos resultados no tratamento da saúde mental de pacientes internados na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, que também estão sendo aplicadas no município de Castelo. Com pinceis e a imaginação livre, os pacientes soltam a criatividade para fazer seus desenhos que ajudam no aumento da autoestima, maior discernimento sobre sua doença, capacidade de pensamento crítico, troca de experiências, autoconhecimento e, consequentemente, maior adesão ao tratamento.

Sendo este um tratamento de curta permanência hospitalar, o trabalho multidisciplinar da equipe de psicólogo e assistente social é voltado para acolhimento e atividades específicas para o tratamento do paciente, usando técnicas para observar a dinâmica do grupo.

“É importante lembrar que os pacientes são atendidos de forma individualmente, além das atividades em grupo”, explicou a psicóloga Gilmara Zoboli. Além do trabalho desenvolvido com o paciente é realizada orientação, quando possível, também para os familiares.

Leitos

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro - Filial Castelo - oferece oito leitos para tratamento de saúde mental para pacientes que precisam do serviço.

Os leitos são regulados via Central de Vagas, sendo quatro leitos femininos e quatro masculinos.

A equipe multidisciplinar é composta por médico clínico geral, psiquiatra, psicólogo, assistente social e profissionais de enfermagem.