Saúde

Homens perdem peso com mais facilidade, mas sofrem o 'efeito sanfona'

Constituição muscular dos homens e nível de testosterona, favorecem o emagrecimento.

Foto: Divulgação
Assim como as mulheres, os homens estão suscetíveis a recuperar o peso, principalmente quando o emagrecimento acontece como fruto de uma dieta restritiva.  

Toda mulher que já tentou emagrecer junto do pai ou parceiro, já se deparou com o fato de que os homens perdem peso mais fácil e rapidamente. A explicação está na constituição do corpo deles, assim como o metabolismo. Contudo, essas características não os impedem de sofrer com o efeito sanfona.

"Desde a constituição muscular dos homens, até o nível de testosterona, favorecem o emagrecimento", conta o Nutricionista Matheus Motta. "Assim como as mulheres, os homens estão suscetíveis a recuperar o peso, principalmente quando o emagrecimento acontece como fruto de uma dieta restritiva e não há a incorporação de hábitos saudáveis".

De forma geral, os homens cuidam menos da saúde se comparados às mulheres, o que implica num maior índice de doenças provocadas pelo excesso de peso e obesidade. De acordo com o levantamento Perfil da Saúde do Homem no Brasil, divulgado em 2012 pelo Ministério da Saúde, a população masculina sofre 1,5 vezes mais com doenças do aparelho digestivo do que a população feminina. 

Hábitos que devem ser evitados

Alguns hábitos que devem ser evitados para prevenir e controlar o ganho de peso estão diretamente ligados ao estilo de vida. "Ficar longos períodos sem comer, aumentar o tamanho das porções e focar no consumo de alimentos ultra processados, ricos em gordura e açúcar são hábitos que, associados ao sedentarismo, contribuem para quadros de sobrepeso e obesidade", explica o Nutricionista.

"Se o objetivo é perder peso, não basta simplesmente reduzir drasticamente seu consumo calórico com uma dieta restritiva, tendo o risco de cair no efeito sanfona. É necessário adotar novos hábitos e incorporá-los na rotina, o inclui a reeducação alimentar e a adoção de atividades físicas regulares", complementa.

Pontos moeda