Saúde

Primeiros socorros: o que fazer quando uma criança ou adulto engasgar?

Manobra de Heimlich é utilizada para desobstruir vias áreas de adultos.

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Pexel
No caso de bebês, vire-o inclinando sua cabeça para baixo e dê "palmadinhas" nas costas, conforme mostra a imagem. 

Os especialistas alertam: crianças precisam estar a todo momento sob observação dos pais ou responsáveis. O cuidado é necessário para evitar acidentes que podem colocar a vida dos pequenos em risco.

Quando a pessoa engasga, o individuo começa a tossir e pode ter as vias aéreas totalmente bloqueadas. Enquanto a pessoa estiver tossindo, significa que a passagem de ar não está totalmente obstruída e você deve incentivá-la a continuar. 

Caso haja o bloqueio completo, é necessário executar uma técnica chamada de Heimlich. Nessa situação, será preciso abraçar a pessoa por trás e, na altura do umbigo, pressionar repetidas vezes até que a vítima cuspa o objeto que está obstruindo a passagem de ar. 

Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa. 

Confira o passo a passo da manobra

1- Posicionar-se por detrás da vítima, envolvendo-a com os braços;

2- Fechar uma das mãos, com o punho bem fechado e o polegar por cima, e posicioná-la na região superior do abdômen, entre o umbigo e o a caixa torácica;

3- Colocar a outra mão sobre o punho fechado, agarrando-o firmemente;

4- Puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima. Caso essa região seja de difícil acesso, como pode acontecer em obesos ou gestantes nas últimas semanas, uma opção é localizar as mãos sobre o tórax;

5- Repetir a manobra por até 5 vezes seguidas, observando se o objeto foi expelido e se a vítima respira.

Caso

Um exemplo é o caso relatado pela britânica Laura Lou Chambers, que teve uma experiência ruim com a filha Olívia, de 4 anos. Laura desabafou na internet, após a filha quase morrer engasgada com uma uva. A fruta não estava cortada ao meio. Foi com a ajuda do pai de Olívia, Jamie, que a criança conseguiu cuspir o fruta.


Pontos moeda