Saúde

Vacinação contra sarampo ocorre neste sábado. Veja os locais para se vacinar!

Todos as pessoas de 1 a 49 anos de idade devem estar vacinadas contra a doença

Foto: Reprodução
Esquema de vacinação é diferente de acordo com a idade

Com a confirmação de um caso de sarampo no Espírito Santo, mutirões de vacinação contra a doença serão realizados na Grande Vitória durante o fim de semana. Neste sábado (17), a vacina será distribuída nas unidades de saúde de Terra Vermelha e Santa Rita, em Vila Velha, e nos Shoppings Vila Velha e Boulevard, no mesmo município. 

Na Serra, a ação neste sábado acontece nos postos de saúde de Jacaraípe e Serra Dourada. Já em Viana, a vacinação ocorre nas unidades de saúde dos bairros Industrial, Marcílio de Noronha I e II, Primavera, Canaã, Universal, Ipanema, Bom Pastor e Viana Sede.

Para prevenir o aparecimento de novos casos, o Ministério da Saúde está recomendando a vacinação de reforço para crianças de seis meses a menores de um ano, que moram ou vão viajar para locais onde há surto de sarampo. Essa vacinação deve ser feita pelo menos 15 dias antes da data prevista para a viagem.

É importante ressaltar que essa é uma dose extra da vacina, portanto, não deve interferir na rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação. Todas as crianças do país devem continuar seguindo a orientação do Calendário Nacional de Vacinação: tomar a tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose) e, aos 15 meses (2ª dose), tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela.

Ação

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, o público-alvo serão pessoas de 1 a 49 anos de idade, conforme o calendário nacional de vacinação. “A vacina nesta ação será disponibilizada para pessoas não vacinadas ou que não possuem o cartão de vacinação e aquelas que estejam com o esquema de vacinação incompleto. São essas as pessoas que devem procurar as unidades de saúde neste sábado”, explicou a coordenadora.

Saiba em quais municípios haverá vacinação neste sábado:

Vila Velha: No sábado (17), vacinação no Boulevard Shopping Vila Velha e no Shopping Vila Velha, das 10 às 21 horas, e nas unidades de saúde de Terra Vermelha e Santa Rita, das 8 às 17 horas.

Serra: nos postos durante a semana. Aos sábados, das 8h às 16h30, em unidades específicas (Jacaraípe e Serra Dourada).

Viana: das 8h às 16h, nas unidades de saúde dos bairros Industrial, Marcílio de Noronha I e II, Primavera, Canaã, Universal, Ipanema, Bom Pastor e Viana Sede.

ATENÇÃO: Para se vacinar é necessário comparecer aos postos com o cartão de vacinação e identidade. Quem não tiver o cartão, poderá comparecer apenas com documento de identificação. 




Pontos moeda