Saúde

Especialista explica o que seria a sensação de que algo ruim pode estar por acontecer

Fabiano de Abreu desconstrói a mística da vidência e garante que a sensação de que algo ruim vai acontecer tem explicação científica.

Foto: reprodução pixabay

As sensações negativas acompanham-nos muitas vezes ao longo da nossa vida sem que conheçamos as verdadeiras razões. Pensando nisso, o neurocientista, neuropsicólogo, psicanalista e nutricionista clínico Fabiano de Abreu explica, usando a ciência, este tipo de fenômeno.

"Não há provas concretas do sobrenatural, nem de que existam pessoas que sejam videntes. Mas há provas científicas de que a ansiedade revela sensações negativas.", começa por esclarecer o especialista.

Diante disso, Abreu explica que "a ansiedade está relacionada com sentimentos de humor baixo, tristeza, frustração, cansaço e preocupação. A ansiedade promove uma maior interação entre a amígdala e o hipocampo no cérebro e estes estão relacionados às recordações de memórias emocionais. Como a ansiedade é uma pendência, uma fuga de algo que precisamos resolver ou escapar, é natural que as memórias negativas venham à tona para que possamos nos defender.".

Para compreender melhor este fenômeno, Fabiano elaborou uma lista das causas que podem ser causadoras desta sensação.

Ansiedade - Ansiedade é uma luta/fuga, um instinto de sobrevivência, uma expectativa apreensiva com relação ao que está por vir. Essa expectativa gera preocupação que se assimila a sensação de que algo ruim está por vir. Essas sensações podem estar relacionadas ao aumento da ansiedade.

Cafeína - A cafeína ou produtos que contenham este composto químico provoca ansiedade em pouco tempo, podendo ter reações em um longo período e até mesmo podem ser cumulativos. A cafeína é uma droga psicotrópica do grupo dos estimulantes do sistema nervoso central e aumenta a ansiedade.

Pensamentos negativos - Quando temos pensamentos negativos ou estamos passando por algum problema, essa atmosfera negativa ativa a ansiedade que por sua vez traz esta sensação.

Intestino - Este que já foi chamado de segundo cérebro, precisa estar em equilíbrio e a harmonia na microbiota intestinal é a grande responsável também pelo equilíbrio do humor. Quando algo está errado em nosso intestino, deixamos de produzir hormônios do bem estar e o desequilíbrio leva a um estado de alteração de humor que revela o estresse e este está relacionado a ansiedade.

Desta forma, o neurocientista concluí que " tudo está relacionado com a ansiedade que gera a sensação de que algo ruim está para acontecer. Dessa forma mergulhamos em uma atmosfera negativa de pensamentos, como um mecanismo de defesa para não ter que reviver acontecimentos traumáticos ou que nos geraram algum desconforto ou algo negativo.".

Pontos moeda