Saúde

Novo teste de covid-19 chega ao Espírito Santo

Nova modalidade de exame importada possui maior sensibilidade de 99,85%, evitando resultados falsos positivos e falsos negativos

Foto: Divulgação

A testagem é uma estratégia fundamental para o combate ao novo coronavírus e a fidelidade dos resultados para que os anticorpos contra a covid-19 não sejam confundidos com outros tipos de vírus e gripes é uma das demandas da saúde. Neste sentido, a Teste COVID Brasil, empresa capixaba especialista em diagnóstico do novo coronavírus, traz ao Espírito Santo o teste da Roche, importado dos Estados Unidos, e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Esse novo teste possui especificidade de 99,85% e sensibilidade de até 100% e determina com segurança se um paciente foi exposto ao SARS-CoV-2, ainda que não tenha apresentado sintomas e se desenvolveu anticorpos contra o vírus, que na verdade é o que todo mundo quer saber hoje em dia. A precisão nos resultados também dá mais segurança às autoridades sanitárias na elaboração de estratégias de flexibilização do retorno das atividades”, comenta o médico Thanguy Friço. 

O médico explica que o resultado fica disponível em até 8h no sistema da Teste COVID Brasil e é submetido às Secretárias de Saúde estadual e municipal para fins de controle. Porém, alerta que o resultado positivo não é um passaporte para deixar os cuidados de prevenção e isolamento social. “Os casos suspeitos de reinfecção seguem sendo estudados pelas autoridades de saúde, é preciso precaução sempre”, orienta.

Pontos moeda