Saúde

SUS amplia idade para transplante de células-tronco em idosos

Ministério da Saúde tomou a decisão porque os casos têm maior ocorrência na população acima de 60 anos

Foto: SUS

A partir de agora, pacientes com até 75 anos poderão fazer transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) no Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de doenças sanguíneas. O Ministério da Saúde decidiu pela ampliação da idade máxima, aumentando a oferta de tratamento, já que os casos têm maior ocorrência na população acima de 60 anos. O procedimento pode aumentar a sobrevida de pacientes com doenças malignas de sangue em até 15 anos.

A pedido da pasta, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias em Saúde no Sistema Único de Saúde (Conitec) recomendou a ampliação de idade, que foi embasada conforme indicação na literatura mundial sobre o tema, que evidencia que o procedimento pode ser realizado com segurança em pacientes idosos.

O transplante de células-tronco hematopoiéticas é uma alternativa terapêutica curativa para diversas dessas doenças, benignas ou malignas, hereditárias ou adquiridas ao longo da vida e consiste na substituição de medula óssea doente por células de medula óssea sem alterações, oriundas de um doador aparentado ou não aparentado. O objetivo é a reconstituição do processo de formação de novas células sanguíneas (hematopoiese).

A modernização dos medicamentos imunossupressores, utilizados para evitar a rejeição do transplante, assim como o aparecimento de técnicas sensíveis e específicas que garantem maior compatibilidade entre doador e receptor e segurança do transplante, permitiu que a técnica fosse indicada no SUS para diversas condições, como doença falciforme, mucopolissacaridose tipos I, II, IV A e VI (MPS I, II, IV A e VI) e a hemoglobinúria paroxística noturna.

No Brasil, a expectativa de vida para o homem é de 72 anos e para a mulher de 79 anos. Nesse contexto, pacientes acima de 60 anos com doenças hematológicas malignas eram tratados apenas com quimioterapia. Com a melhora das condições gerais de vida da população nas duas últimas décadas, que impactou diretamente na expectativa de vida, tornou-se possível realizar o TCTH com segurança em indivíduos acima dessa idade.

Critérios para realização do procedimento

Apesar de a idade não ser mais, isoladamente, um fator limitante para realização do transplante de células-tronco, outros fatores devem ser avaliados em conjunto antes da indicação no procedimento neste grupo de pacientes, incluindo fatores fisiológicos, moleculares, endócrinos, imunológicos, nutricionais, neurológicos, psicológicos e motores.

A avaliação prévia do idoso é importante para um melhor prognóstico pós-transplante. Entre os critérios considerados para realização do procedimento estão incluídos padrões de funcionalidade, saúde mental, cognição, nutrição, uso de medicamentos, existências de outras doenças e condições e suporte social.

Pontos moeda