Saúde

Conheça 10 benefícios físicos e psicológicos da massagem

Redução da dor, da tensão e da depressão são alguns dos benefícios reais da massagem, que passou a ser mais procurada durante a pandemia

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Pixabay

Para recarregar as energias, as massagens prometem deixar para trás as tensões do dia a dia, tirando assim aquele “peso” das costas e renovando o corpo. Mas além da já conhecida sensação de relaxamento profundo, outras modalidades, como modeladora, drenagem, terapêutica, ayurvédica, craniana e shiatsu, podem proporcionar também benefícios físicos e psicológicos. 

De acordo com especialistas, a massagem aumenta o fluxo sanguíneo em áreas do cérebro associadas à regulação do humor. Uma pesquisa australiana, por exemplo, descobriu que uma massagem muscular de 10 minutos após um treino pode reduzir a dor em 30%. 

Outro estudo constatou que os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, caíram 31% após uma massagem, enquanto os níveis de hormônios do bem-estar, aumentam na mesma proporção. 

Entenda quais são os principais benefícios das massagens

De acordo com a empresária Juliany Pelissari, os tipos de massagens são classificadas em quatro grupos: terapêuticas, preventivas, desportivas e estéticas. 

“Respectivamente, elas são indicadas para o tratamento de dores e disfunções; direcionadas para o relaxamento, manutenção do bem-estar e prevenção de lesões; aquecimento e recuperação muscular, e com funções modeladoras e drenantes”, descreve.

Dentro destes grupos, existem várias técnicas, em que podem ser usados aparelhos, óleos ou pedras quentes, que potenciam as propriedades da massagem. Inclusive, duas massagens diferentes podem ser combinadas para criar uma experiência completa, como a união da Shiatsu + Reflexologia.

“O Shiatsu, por exemplo, é uma terapia corporal japonesa. Através da pressão dos dedos nos pontos energéticos do corpo, gera um grande alívio nas tensões musculares, no estresse, na depressão e na prevenção dos males causados pelo sedentarismo, trazendo equilíbrio, recuperação e leveza. Já a Reflexologia consiste na aplicação de pressões em pontos dos pés que refletem nos órgãos internos, também indicada para aliviar tensões, além de ativar a circulação e aumentar a vitalidade do corpo”, finaliza.

Veja os 10 benefícios das massagens

1- Diminuição da ansiedade;

2- Alívio da tensão e das dores musculares;

3- Melhora da circulação sanguínea, elasticidade da pele e sistema imune;

4- Diminuição da pressão arterial no caso de pacientes hipertensos;

5- Alívio das dores de cabeça;

6- Diminuição do cansaço;

7- Estimulação e equilíbrio do sistema intestinal;

8- Eliminação de toxinas e resíduos metabólicos;

9- Diminuição das insônias;

10- Sensação de bem-estar e relaxamento do corpo.

Procura por massagens registrou crescimento de 170% durante a pandemia

Segundo o aplicativo para contratação de serviços da América Latina, GetNinjas, a busca por terapias alternativas como acupuntura, massagem estética, massagem antiestresse, massagem oriental, massagem modeladora, entre outros, cresceu mais de 36%.

A empresária Juliany Pelissari do Buddha Spa, na Praia do Canto, explica que a massagem é uma troca de energias em que, através de técnicas de deslizamento, fricção e amassamento, se trabalha o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético.

“O toque da massagem é capaz de aliviar a tensão e reduzir a dor muscular, que proporcionam a descontração do corpo e da mente, combatendo a fadiga física e mental”, avalia.

Segundo Juliany, esses são os principais benefícios sentidos de imediato, enquanto a massagem é realizada. No entanto, ela reforça que os benefícios da técnica milenar para a saúde são ainda mais evidentes, quando se cria o hábito de receber massagens, pelo menos, 1 vez por semana.

Pontos moeda