Saúde

ES pretende realizar 100 testes RT-PCR por dia na Ceasa

Testagem não será realizada por agendamento, e sim livre demanda. O horário de funcionamento do novo posto será de 8h às 16h, de segunda a sexta-feira

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Unplash

A Secretaria da Saúde (Sesa) promoverá a partir desta terça-feira (17) a abertura de mais um ponto de testagem em local de grande fluxo de pessoas. Desta vez, é a unidade das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), em Cariacica, que receberá o serviço.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas, os produtores rurais e trabalhadores que comercializam produtos no local poderão fazer o teste de RT-PCR. A expectativa da Sesa é testar, em média, cem pessoas por dia. Não será por agendamento e sim livre demanda.

O objetivo das testagens em massa é identificar, isolar, acompanhar e intervir em tempo hábil, quebrando, assim, a cadeia de transmissão do vírus. 

“Estamos consolidando a estratégia estadual de ampliar os locais, deixando-os acessíveis à população por ser uma das formas mais eficientes de controle da disseminação do vírus, pois permite a identificação precoce, acompanhamento dos casos e redução da morbidade da doença”, disse o gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Orlei Cardoso.

O gerente ainda destacou que a iniciativa permite oportunizar um melhor acesso aos trabalhadores da Ceasa e dos seus abastecedores que circulam no ambiente e, por muitas vezes, têm uma rotina de trabalho diferente dos demais trabalhadores.

As amostras coletadas serão encaminhadas ao Laboratório de Saúde Pública do Estado (Lacen) e os resultados estarão disponíveis no prazo entre 48h e 72 horas. O resultado é enviado ao cidadão por SMS.

Entenda porque a testagem em massa é fundamental para conter avanço da covid-19

A vacinação é fundamental no controle e combate à pandemia, mas de acordo com o secretário de segurança, não é a única medida importante contra o coronavírus.

A testagem em massa, associada ao uso de máscaras, é imprescindível. Em uma entrevista coletiva na última segunda-feira (16), Nésio explicou que no Espírito Santo, os testes podem ser feitos diante de qualquer sintoma.   

"A qualquer sintoma as pessoas devem procurar o sistema. Permanecemos com uma ociosidade muito grande de testes para a população e não estamos identificando uma maior testagem de pessoas com sintomas leves. Pedimos que os municípios retornem com a testagem de contatos", explicou.

Pessoas vacinadas também precisam fazer testes contra covid

Nésio reforçou que "a população vacinada que apresenta sintoma respiratório deve considerar a possibilidade de Covid-19". Isso porque as vacinas não são 100% eficazes para evitar a infecção pelo novo coronavírus.

"Temos diversos pontos de testagem. Não é necessário avaliação de profissional de saúde. Qualquer pessoa pode ter acesso. Na Grande Vitória temos pontos em terminais do Sistema Transcol, no Hospital Central, no São Lucas e 24 horas no aeroporto. Nossa orientação é que a população procure a testagem no nosso Estado", orienta Nésio.

Além dos pontos de vacinação já disponíveis, a Secretaria de Estado da Saúde irá disponibilizar outros pontos de testagem na Grande Vitória e no interior do Estado.

"A testagem é segura. Não há nenhum risco na coleta desse material O teste de antígeno é em poucos minutos e hoje o Lacen-ES tem ofertado resultado em poucas horas. Dependendo da coleta, o resultado sai no mesmo dia ou no dia seguinte", afirma Reblin.

Leia também: Número de testes feitos no aeroporto e em terminais está abaixo do esperado no ES

Pontos moeda