Saúde

Mais de 140 mil capixabas precisam receber 2ª dose de vacinas contra covid-19

A vacinação é fundamental no controle e combate à pandemia, mas de acordo com o secretário de segurança, não é a única medida importante contra o coronavírus

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: André Sobral / PMV

Aproximadamente 147 mil capixabas ainda precisam receber a segunda dose dos imunizantes contra a covid-19 no Espírito Santo. A informação foi passada pelo secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes, durante uma entrevista coletiva que aconteceu na tarde desta segunda-feira (16)

"Nós temos hoje 147 mil pessoas que deixaram de tomar a segunda dose. É isso que nós temos que trabalhar com muita força. A primeira faz a proteção inicial, mas a segunda é que, de fato, consolida a resposta imunológica", disse. 

O subsecretário estadual de saúde explicou que a vacinação não protege somente quem foi imunizado. "Esse apelo é fundamental para adquirir a imunidade, inclusive a indireta. Uma determinada população protegida protege também quem não tomou", afirma Reblin.

Leia mais: Casagrande anuncia vacinação de jovens a partir de 18 anos em todo o ES ainda esta semana

Entenda porque a testagem em massa é fundamental para conter avanço da covid-19

A vacinação é fundamental no controle e combate à pandemia, mas de acordo com o secretário de segurança, não é a única medida importante contra o coronavírus. 

A testagem em massa, associada ao uso de máscaras, é imprescindível. Nésio explicou que no Espírito Santo, os testes podem ser feitos diante de qualquer sintoma.   

"A qualquer sintoma as pessoas devem procurar o sistema. Permanecemos com uma ociosidade muito grande de testes para a população e não estamos identificando uma maior testagem de pessoas com sintomas leves. Pedimos que os municípios retornem com a testagem de contatos", explicou. 

Leia também: Número de testes feitos no aeroporto e em terminais está abaixo do esperado no ES

Pessoas vacinadas também precisam fazer testes contra covid

Nésio reforçou que "a população vacinada que apresenta sintoma respiratório deve considerar a possibilidade de Covid-19". Isso porque as vacinas não são 100% eficazes para evitar a infecção pelo novo coronavírus. 

"Temos diversos pontos de testagem. Não é necessário avaliação de profissional de saúde. Qualquer pessoa pode ter acesso. Na Grande Vitória temos pontos em terminais do Sistema Transcol, no Hospital Central, no São Lucas e 24 horas no aeroporto. Nossa orientação é que a população procure a testagem no nosso Estado", orienta Nésio. 

Além dos pontos de vacinação já disponíveis, a Secretaria de Estado da Saúde irá disponibilizar outros pontos de testagem na Grande Vitória e no interior do Estado. 

"A testagem é segura. Não há nenhum risco na coleta desse material O teste de antígeno é em poucos minutos e hoje o Lacen-ES tem ofertado resultado em poucas horas. Dependendo da coleta, o resultado sai no mesmo dia ou no dia seguinte", afirma Reblin.

Veja também: Covid-19: qual o risco de contrair a variante Delta após a vacinação?

Pontos moeda