Mutirão da D2: ES espera vacinar mais de 300 mil capixabas

Saúde

Mutirão da D2: ES espera vacinar mais de 300 mil capixabas

De acordo com o secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes, quase 150 mil capixabas não retornaram para completar o esquema vacinal. Além disso, 210 mil estão aptos a receberem a vacina no prazo

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Agência Brasil/ Tânia Rêgo

Mais de 300 mil doses de vacinas disponíveis para vacinar os capixabas nesta sexta-feira (27) e sábado (28). O objetivo da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) é aplicar a segunda dose da vacina contra covid-19 naqueles que estão com o esquema vacinal em atraso ou que estão aptos a receber a imunização completa. 

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, entre a população em atraso com o esquema vacinal e aqueles já aptos a receberem a dose no prazo, somam também cerca de 360 mil. 

“Temos quase 150 mil capixabas que não retornaram e mais 210 mil aptos a receberem a vacina no prazo”, explicou o secertário.

Em uma entrevista para o telejornal Espírito Santo no Ar, da TV Vitória, o subsecretário de saúde, Luiz Carlos Reblin, afirmou que a maioria das pessoas que não retornaram para receber a segunda dose dos imunizantes estão em uma faixa etária acima dos 30 anos. 

"Algumas pessoas que estavam no ESpírito Santo a trabalho ou a passeio tomaram a primeira dose aqui, mas não é um público tão relevante assim. São os capixabas mesmo, o público do Espírito Santo, principalmente desta faixa etária acima dos 30 anos, que não retornaram para a segunda dose", disse. 

Mais de 300 mil doses de vacina contra covid-19  disponíveis para vacinação de D2 no ES

Em pactuação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) com os municípios capixabas, neste fim de semana os esforços serão voltados para a execução de estratégias que visam a garantir o acesso da população que se encontra com esquema vacinal atrasado e dos que estão aptos à D2.

“Sexta-feira (27) e sábado (28) serão os dias da D2. Agora, nosso foco será a aplicação da 2ª dose. Para isso, já distribuímos aos municípios 360 mil doses recebidas do Ministério da Saúde. Faça sua parte! Vamos juntos salvar vidas. Agora é a sua vez”, convocou o governador do Estado, Renato Casagrande, em rede social, nesta quarta-feira (25).

Estratégias reforçadas para imunização

Entre as estratégias realizadas pela Secretaria da Saúde está a antecipação do esquema vacinal da Pfizer de 12 para 10 semanas. Além disso, foi acordada entre os municípios a intensificação da busca ativa dos cidadãos que estão com esquema em atraso.

Para este sábado (28), a Sesa tem se articulado para disponibilizar pontos próprios de vacinação à população, como ocorreu no último Dia D, que contou com o apoio do Centro de Referência de Especialidades Metropolitano, em Cariacica; do Hospital Materno Infantil, na Serra; e do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha.

Segundo dados da Plataforma Vacina e Confia, os municípios capixabas já contam, nas próprias redes de Frio, com cerca de 360 mil doses disponíveis, exclusivamente para a aplicação da D2.