Saúde

Pálpebras caídas, pés de galinha e olhar cansado? Veja como solucionar o problema

Muitos fatores contribuem para o caimento das pálpebras, como a genética, diabetes, problemas relacionados ao sistema nervoso e até noites mal dormidas

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/ Freepik

A região dos olhos, em muitas pessoas, é a primeira a apresentar sinais do envelhecimento. As queixas mais frequentes nos consultórios, segundo especialistas, são pálpebras caídas, olhar cansado, aparência envelhecida, sobrancelhas mais baixas e pés de galinha.

De acordo com a médica, pós-graduada em cirurgia dermatológica, Letícia Rizzo, a flacidez das pálpebras é decorrente da perda natural de colágeno e elastina. 

“A flacidez de pálpebra pode trazer danos estéticos e algumas vezes danos à saúde dos pacientes, porque esse excesso de pele pode agravar problemas de visão”, explica. 

A especialista lembra ainda que esses problemas podem ser solucionados por meio de uma pequena cirurgia, chamada blefaroplastia, que elimina o excesso de pele ao redor dos olhos.

O que pode causar a queda das pálpebras?

Muitos fatores contribuem para o caimento das pálpebras, como a genética, diabetes, problemas relacionados ao sistema nervoso e até noites mal dormidas.

 A exposição solar excessiva também é um fator importante, assim como a idade, vinculado à falta de hidratação e a exposição solar.

A médica Letícia explica ainda que a blefaroplastia é um procedimento feito com anestesia local e leva em média 90 minutos para ser concluído e pode ser feito em consultório. Mas é importante que os pacientes busquem médicos capacitados para a realização das intervenções.

Pontos moeda