Saúde

Mutirão de vacina: saiba se você já pode tomar a 2º dose contra covid

De acordo com o secretário estadual de saúde, mais de 300 mil capixabas estão aptos a se vacinarem. São quase 150 mil que não retornaram e mais 210 mil aptos a receberem a vacina no prazo

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Pixabay

Nesta sexta-feira (27) e sábado (28) acontece no Espírito Santo um mutirão para completar o esquema vacinal de capixabas que estão no prazo para imunização ou com a segunda dose vencida. 

De acordo com o secretário estadual de saúde mais de 300 mil capixabas estão aptos a se vacinarem. “Temos quase 150 mil capixabas que não retornaram e mais 210 mil aptos a receberem a vacina no prazo”, explicou o secretário. 

Veja abaixo como saber se você faz parte deste público: 

Comprovante de vacinação: O método mais rápido para saber os prazos de vacinação é conferir o cartão de vacinação - documento entregue no dia da imunização. 

No Espírito Santo, os intervalos entre doses das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca são de 10 semanas. Já no caso da CoronaVac, são 28 dias. Basta então calcular estre prazo considerando o dia de aplicação da primeira dose. 

Portal Vacina e Confia: Uma outra alternativa é acessar o site Vacina e Confia. Nele é possível não apenas consultar o período em que a segunda dose está disponível, como também realizar o agendamento da vacina em algumas cidades do Estado. 

O acesso é muito simples. Basta digitar www.vacinaeconfia.es.gov.br no seu navegador, clicar no ícone "cidadão" e preencher o campo com o seu CPF. Para quem ainda não está cadastrado, basta fornecer as informações solicitadas. 

Já no site, na aba "vacinas" é possível conferir informações como data de aplicação da 1º dose e previsão para aplicação da segunda. 

Leia mais: Mutirão da D2: ES espera vacinar mais de 300 mil capixabas

Fim de semana será de mobilização para vacinação de D2 no ES

Em pactuação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) com os municípios capixabas, neste fim de semana os esforços serão voltados para a execução de estratégias que visam a garantir o acesso da população que se encontra com esquema vacinal atrasado e dos que estão aptos à D2.

“Sexta-feira (27) e sábado (28) serão os dias da D2. Agora, nosso foco será a aplicação da 2ª dose. Para isso, já distribuímos aos municípios 360 mil doses recebidas do Ministério da Saúde. Faça sua parte! Vamos juntos salvar vidas. Agora é a sua vez”, convocou o governador do Estado, Renato Casagrande, em rede social, nesta quarta-feira (25).

Estratégias reforçadas para imunização

Entre as estratégias realizadas pela Secretaria da Saúde está a antecipação do esquema vacinal da Pfizer de 12 para 10 semanas. Além disso, foi acordada entre os municípios a intensificação da busca ativa dos cidadãos que estão com esquema em atraso.

Para este sábado (28), a Sesa tem se articulado para disponibilizar pontos próprios de vacinação à população, como ocorreu no último Dia D, que contou com o apoio do Centro de Referência de Especialidades Metropolitano, em Cariacica; do Hospital Materno Infantil, na Serra; e do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha.

Segundo dados da Plataforma Vacina e Confia, os municípios capixabas já contam, nas próprias redes de Frio, com cerca de 360 mil doses disponíveis, exclusivamente para a aplicação da D2.

Pontos moeda