Saúde

Saiba como higienizar e armazenar corretamente os alimentos

Organizar a geladeira de forma correta garante - além da otimização do espaço - um melhor aproveitamento dos alimentos, que ficam conservados por mais tempo e não perdem os nutrientes

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Internet

A alta no preço dos alimentos fez com que muitas pessoas precisassem fazer subustituições no cardápio e, em muitos casos, recorres às famosas feiras livres. Mas, para que os alimentos durem mais tempo, e para preservar os nutrientes, é fundamental armazená-los corretamente. 

A nutricionista Beatriz Gaudio listou algumas dicas para higiene e armazenamento. Confira:

"Ao terminar as compras, leve os alimentos perecíveis o mais rápido possível. Para geladeira ou freezer, retire as embalagens externas das mercadorias, elas podem esconder pragas", disse. 

Higienização de alimentos industrializados: Limpe as embalagens antes de abri-las utilizando álcool ou sabão. Enlatados e vidro devem ser lavados em água corrente e secos com pano.

Higienização de hortaliças e frutas: Para cada litro de água, é indicado usar uma colher de água sanitária e deixar de molho por 15 minutos. Em seguida, é preciso enxaguar novamente em água corrente.

Para conservar folhas por mais tempo: Após limpinhas e desinfetadas, seque uma a uma com um pano de prato limpo (ou use um secador de saladas).

 Escolha um pote com tampa de tamanho adequado e forre o fundo com papel-toalha. Acomode uma camada de folhas e cubra totalmente com papel-toalha. Faça mais uma camada de folhas e cubra novamente com papel-toalha. 

Faça camadas de acordo com a quantidade de folhas (o ideal é fazer camadas "finas", para que todas as folhas encostem no papel). 

O importante é sempre finalizar com uma camada de papel-toalha, para que a tampa não encoste diretamente nas folhas. Mantenha o pote tampado na parte baixa da geladeira.

Veja mais dicas para organizar melhor a sua geladeira

Ainda segundo a nutricionista Beatriz Gaudio, organizar a geladeira de forma correta garante  - além da otimização do espaço - um melhor aproveitamento dos alimentos, que ficam conservados por mais tempo e não perdem os nutrientes. Veja abaixo as principais dicas:

Porta: Coloque alimentos menos perecíveis, como bebidas, geleias, condimentos e conservas. Essa parte da geladeira tem mais variação de temperatura, portanto é um erro colocar os ovos nela.

Gaveta: É destinada a frutas e hortaliças in natura, pois são mais sensíveis às altas temperaturas da parte superior. As frutas podem também serem colocadas logo acima da gaveta.

Prateleiras Intermediárias: Coloque nessas prateleiras alimentos semipreparados, como ovos, sucos, saladas prontas, bolos, sobras de alimentos (em potes de vidro, preferencialmente).

Prateleiras Superiores: Por estarem mais perto do congelador/freezer, essas prateleiras são mais geladas e devem armazenar alimentos mais perecíveis a variações de temperatura: carnes e laticínios.

Freezer x Congelador: Freezers conservam melhor o alimento, pois tem temperatura mais baixa (-15 graus), ao contrario de congeladores que chegam apenas a -5 graus. Sempre congele os alimentos já higienizados para evitar contaminação.

Pontos moeda