Saúde

Veja quais são os riscos de colocar piercings na boca

O contato constante do piercing com a gengiva causa retração gengival, que pode ser irreversível, além de desgastar o esmalte do dente

Foto: Reprodução/ Freepik

Jovens e adultos que decidem colocar piercings na boca podem estar colocando a saúde em risco. O uso do acessório é cada vez mais comum, mas especialistas ressaltam que é preciso observar algumas questões antes de aderir à moda.

Conforme alerta o dentista Luciano Martins, usar o acessório pode causar grandes problemas. “Se ele for aplicado no lábio ou freio, ele pode ir traumatizando a região que pode chegar até a gengiva, provocando uma recessão gengival”.

O especialisa explica que o contato constante do piercing com a gengiva causa retração gengival, que pode ser irreversível, além de desgastar o esmalte do dente. É aí que mora o perigo, reforça o dentista. 

“Essa retração pode levar a uma perda dentária por trauma. A gengiva vai se abaixando cada vez mais e o resultado disso é a pessoa ficar sem o dente”, disse Luciano.

Ainda de acordo com o dentista, para evitar o problema, "o ideal seria não colocar o piercing dentro da boca”. Mas, se a pessoa já o utiliza, é necessário tomar alguns cuidados, principalmente com a higiene bucal.

“É preciso lembrar que essa área é de grande sensibilidade. Por isso, sempre limpe adequadamente após as refeições, para evitar infecções", finalizou.

Pontos moeda