Saúde

Corrida é aliada para chegar no verão em forma

Atividade física é uma das que mais queima calorias e pode ser praticada ao ar livre

A atividade pode se praticada ao ar livre e não exige muitos recursos financeiros. 

Há menos de quatro meses para a chegada do verão, é comum encontrar pessoas preocupadas com a aparência do  corpo, principalmente na hora de usar um biquíni ou sunga. Nesse sentido, começar a praticar exercícios e ter uma alimentação saudável são fortes aliados para melhorar a autoestima e cuidar da saúde.

E uma das atividades que pode ser a grande aliada nessa tarefa é a corrida, um dos exercícios que mais auxilia na perda de peso, em média, é possível eliminar 600 calorias em uma hora de exercício. “A corrida estimula o sistema cardiorrespiratório e, por conta disso, gera alterações fisiológicas como a diminuição da frequência cardíaca de repouso, redução do percentual de gordura, controle da glicemia, além do fortalecimento dos membros inferiores. Por ser uma atividade que envolve grandes grupos musculares, tem se mostrado uma aliada para aquelas pessoas que querem se preparar para o verão”, explica o preparador físico especialista em corridas, Nei Robson.

Além da perda de calorias e dos benefícios que proporciona à saúde, o fato de ser um esporte democrático, que pode ser praticado ao ar livre, sem gastos, atrai cada vez mais adeptos. Nessa época do ano, em que muitos iniciam a prática de olho na estética para ficar em forma para o verão, o preparador físico alerta que é preciso cautela. “Tudo depende do atual condicionamento físico da pessoa. Antes de iniciar uma atividade física, principalmente quem é totalmente sedentário, é recomendado procurar um profissional para fazer uma avaliação física. Não é viável alcançar resultados pulando etapas, pois isso pode render uma lesão”, destaca Ney Robson.

Para quem quer iniciar a atividade, a recomendação do preparador físico é que se faça aos poucos, começando com caminhadas até chegar a correr. Os resultados dependem da frequência, tempo e distância das corridas, sempre aliados à alimentação, para quem quer perder peso. Muito mais do que resultados estéticos, quem iniciar a atividade física agora, chegará ao verão também muito mais saudável, com a prática de atividade física regular.

Pontos moeda