Saúde

Estudo aponta que dias ensolarados fazem bem à saúde

Luz solar equilibra a produção de melatonina, hormônio que nos ajuda dormir bem

Psicóloga aconselha ir a praia em dias de sol para melhorar o o humor. 

Nesta quinta-feira (13), o programa Balanço Geral, no Rio de Janeiro, da Record TV, publicou uma matéria sobre um estudo que aponta os benefícios de dias ensolarados para a saúde. 

Dias de sol não permitem só os passeios a céu aberto, mas também ajudam a deixar as pessoas mais felizes. Isto acontece porque a exposição à luz solar estimula a produção de serotonina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar.

A psicóloga, Cinthia Santiago explica que quando o hormônio da serotonina está em alta, a pessoa sente mais vontade de passear, se mostrar e até mesmo utilizar roupas mais coloridas, que simulam a felicidade.

Um estudo realizado por uma universidade nos Estados Unidos, analisou mais de 16 mil pessoas durante seis anos, e concluiu que o humor está ligado ao clima, dias de sol, deixam as pessoas mais alegres.

A exposição ao sol também ajuda a regular o sono, a luz solar equilibra a produção de melatonina, hormônio que nos ajuda dormir bem. " Fica mais cansado até porque o próprio sal da água cansa, e claro, quando se tem um dia maravilhoso na praia, com os amigos, familiares, divertido, faz com que você durma melhor", comentou a psicóloga. 

Confira a matéria na íntegra, clicando AQUI!





Pontos moeda